Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Stéphane Peterhansel conquista seu 10º Dacar

Por Ernesto Benavides 15 jan 2012, 13h18

O piloto francês Stéphane Peterhansel (Mini), conquistou neste domingo a competição de carros do Dacar-2012, ao fim da 14ª e última etapa, entre Pisco e Lima no Peru, obtendo uma 10ª vitória histórica no rali.

“É complicado ganhar um Dacar e é incrível pensar que consegui vencê-lo em 10 ocasiões. Conseguir vencer na América do Sul é um grande alívio. É uma das vitórias mais bonitas de minha vida”, disse o francês à imprensa.

Peterhansel tinha uma confortável vantagem no geral (cerca de 43 minutos) sobre seu rival e companheiro na equipe Mini, o espanhol Nani Roma, antes da largada da curta especial de 29 km. Ele foi o 10º na etapa, a 3 min e 12 seg do vencedor do dia, o americano Robby Gordon (Hummer).

No geral, o campeão Stéphane Peterhansel percorreu os cerca de 8.300 km (sendo mais da metade de especiais cronometradas) entre Mar Del Plata (Argentina) e Lima em 38h 54min 46 seg, à frente de Nani Roma (Mini), a 41 min e 56 seg, e do sul-africano Ginel De Villiers (Toyota), a 1h 13min 25 seg.

O francês, que já era o maior campeão do rali, com 9 vitórias (6 nas motos e 3 nos carros), chegou ao 10º título, conquistando o primeiro na América Latina, onde o rali é disputado desde 2009.

“A melhor vitória para mim será sempre a primeira nas motos, mas a de hoje também tem um sabor particular. Começava a duvidar, a me sentir mais velho, a sentir que já não rendia a mesma coisa ou que não estava bem para a América do Sul. E, no final, tudo nos sorriu”, concluiu o novo campeão.

Continua após a publicidade
Publicidade