Clique e assine a partir de 9,90/mês

Spurs vencem NBA e Tiago Splitter faz história para o Brasil

Pivô se torna o primeiro brasileiro campeão da liga profissional americana

Por Da Redação - 16 jun 2014, 00h54

O San Antonio Spurs derrotou o Miami Heat e conquistou o título da NBA neste domingo, destronando os campeões de 2012 e 2013 em uma noite histórica também para o Brasil, com Tiago Splitter se tornando o primeiro brasileiro campeão na liga profissional de basquete americana. O San Antonio derrotou o time da Flórida por 104 a 87 e fechou a série decisiva da final por 4 a 1, chegando à sua quinta conquista na história da NBA – as anteriores foram em 1999, 2003, 2005 e 2007.

Splitter, que teve grande atuação nas partidas decisivas, levou a bandeira do Brasil para a comemoração. Foi dele um dos lances mais bonitos do jogo, quando deu um incrível toco em Dwyane Wade no terceiro quarto.

Em uma equipe formada por jogadores de várias nacionalidades, as grandes estrelas da partida foram o argentino Manu Ginóbili, Kawhi Leonard e Patty Mills, que também deixou o seu nome na história ao ser o primeiro aborígene australiano campeão da NBA.

Ginóbili terminou a partida com 19 pontos, Leonard fez 22 e pegou 10 rebotes e Mills acertou cinco arremessos de três pontos, com 17 no total. Leonard, o ala de 22 anos com um desempenhoincrível nas últimas três partidas da série, foi recompensado com o prêmio de Jogador Mais Valioso da Final (MVP).

O veterano Tim Duncan fez 14 pontos e pegou oito rebotes. Ele esteve simplesmente em todos os títulos do San Antonio. Outra marca notável foi a do francês Tony Parker, que marcou 16 pontos e chegou ao seu quarto título.

Vingança – A vitória da equipe do técnico Gregg Popovich representou uma doce vingança pela final do ano passado contra o Miami Heat, quando os Spurs ficaram a seis segundos do título, perdendo as últimas duas partidas dos playoffs.

Popovich também levantou o seu quinto troféu de campeão em 18 temporadas com o San Antonio Spurs. É o treinador que está há mais tempo à frente de uma equipe profissional nos Estados Unidos. Já no Miami, o astro LeBron James conseguiu mais um doble-doble de 31 pontos e 10 rebotes, seguido de Chris Bosh com 13 pontos e Dwyane Wade com 11.

Tiago Splitter (direita) festeja o título o companheiro argentino Manu Ginobili
Tiago Splitter (direita) festeja o título o companheiro argentino Manu Ginobili VEJA

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade