Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sorteio do Paulistão define chaves com suspense sobre time de Diadema

Equipe estreante do Água Santa pode perder vaga porque seu estádio não comporta 10.000 pessoas. Estadual terá seis rebaixados em 2016

A Federação Paulista de Futebol (FPF) realizou nesta quinta-feira o sorteio dos grupos do Campeonato Paulista de 2016. A fórmula será a mesma dos últimos anos, com 20 times divididos em quatro grupos. No entanto, haverá uma mudança significativa: serão rebaixadas seis equipes e apenas duas subirão da Série A2, deixando o Estadual de 2017 com apenas 16 times. O sorteio ainda deixou uma vaga em aberto no Grupo D, que caberá ou ao Água Santa, clube de Diadema que se profissionalizou em 2013 e conquistou o acesso em campo, ou ao Mirassol, time que terminou a Série A2 na quinta posição. O principal empecilho à participação do Água Santa é o tamanho de seu estádio, que não atinge a capacidade mínima de 10.000 torcedores.

Futebol paulista recupera hegemonia nacional em 2015

Time de futebol amador até 2010, o Água Santa de Diadema se profissionalizou em 2013 e já pode disputar seu primeiro torneio na elite estadual em 2016. Para isso, no entanto, o clube terá de apresentar até a meia noite desta quinta-feira documentos que comprovem que, após reformas, seus estádio poderá receber 10.000 espectadores.

Assim como na edição de 2015, o limite de inscrições será de 28 atletas. No entanto, no Paulistão 2016, qualquer jogador poderá ser trocado mediante apresentação de laudo médico que comprove a impossibilidade da participação. Neste ano, apenas os três goleiros podiam ser trocados em caso de problemas clínicos. Outra modificação importante diz respeito aos técnicos: em 2016, os treinadores não poderão trocar de clubes entre os participantes da mesma divisão do Estadual.

Novamente, o Paulistão terá quatro grupos, cada um com cinco integrantes, que não se enfrentarão dentro da chave. Após os duelos alternados da primeira fase, as quartas de final e a semifinal serão disputadas em partidas únicas, com a decisão acontecendo em jogos de ida e volta. Como nas últimas edições, os quatro grandes paulistas são os cabeças de cada chave e só podem duelar entre si nas fases eliminatórias da competição.

Grupo A

Santos

Botafogo-SP

São Bento

Linense

Oeste

Grupo B

Palmeiras

Ponte Preta

Ituano

São Bernardo

Novorizontino

Grupo C

São Paulo

XV de Piracicaba

Grêmio Osasco Audax

Capivariano

Ferroviária

Grupo D

Corinthians

Red Bull Brasil

Mogi Mirim

Rio Claro

Acesso 4 * (Água Santa ou Mirassol)

(com Gazeta Press)