Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Slater bate Medina e vence etapa de Fiji do surfe

Por Da Redação 11 jun 2012, 13h08

Por AE

Tavarua, Fiji – O norte-americano Kelly Slater venceu nesta segunda-feira a etapa de Fiji do ASP World Tour, a quarta da temporada 2012 da elite do surfe mundial. Para isso, o 11 vezes campeão mundial, de 40 anos, derrotou na final o brasileiro Gabriel Medina, de apenas 19 anos.

Slater precisou surfar apenas duas ondas para vencer o brasileiro pela primeira vez. Nos outros dois duelos, ambos em quartas de final, Medina havia triunfado. Dessa vez, porém, não conseguiu e viu o adversário vencer pela terceira vez em Fiji.

Na final, Medina pegou a primeira onda, mas, sem sucesso, conseguiu a nota 1,33. Slater respondeu com uma 8,33. O brasileiro, então, reagiu com uma nota 8,60. O astro norte-americano conseguiu uma onda quase perfeita, com a nota 9,83. Assim, Medina precisava de 9,57 para vencer, mas não teve sucesso nas suas última tentativas, quando seu melhor desempenho foi uma nota 2,27.

“Estava na hora de ganhar dele”, disse Slater. “Ele me derrotou na metade do ano passado e provavelmente vai continuar batendo todos pelos próximos 20 anos. Ele pode fazer tudo em qualquer condição de mar e acho que ele provou para muita gente isso nesta semana em Restaurants e aqui em Cloudbreak”.

Antes da decisão, Medina derrotou nas semifinais Mick Fanning, que assumiu a liderança do ranking mundial com o resultado da etapa de Fiji. Com os 8.000 pontos do segundo lugar, Medina subiu da 29ª posição para o 13º lugar no ranking mundial.

“Estou muito feliz com este resultado”, disse o brasileiro. “As ondas aqui foram muito boas durante toda a semana e gostei bastante de tudo neste lugar. Eu não comecei bem a temporada, em termos de resultados, então estou muito feliz por chegar à final nesta etapa com altas ondas. E parabéns para o Kelly, que surfou de forma incrível todo o evento”.

Apesar de não ter competido na etapa brasileira do ASP World Tour, Slater divide a segunda colocação do ranking com o australiano Joel Parkinson, ambos com 23.700 pontos, atrás apenas de Fanning, com 24.750. O brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, ocupa o quarto lugar, com 22.400 pontos.

Embalado pela vitória em Fiji, Slater vai defender os seus títulos nas duas próximas etapas do ASP World Tour. No ano passado, ele venceu o Billabong Pro Teahupoo, que será disputado entre os dias 16 a 27 de agosto no Taiti, e o Hurley Pro Trestles, que acontecerá de 16 a 22 de setembro nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade
Publicidade