Sharapova volta a ser número dois do mundo superando Kvitova

A atualização do ranking da WTA nesta segunda-feira confirmou o que já era esperado. A russa Maria Sharapova assumiu o posto de número dois do mundo ultrapassando a tcheca Petra Kvitova. A tenista ainda diminuiu a diferença para a primeira colocada, Victoria Azarenka, para 905 pontos.
A mudança de posições no topo do ranking não foi motivada por boas atuações de Sharapova, mas sim pela desistência de Kvitova no Premier de Paris, torneio em que tentaria o bicampeonato. A tcheca deixou o caminho aberto para a russa, que não fez boa campanha, caindo nas quartas de final na capital francesa, mas foi o suficiente para galgar o segundo lugar da WTA.
A vantagem de Azarenka no topo da tabela diminuiu, porém ela ainda pode se recuperar no Premier de Doha, nesta semana. Sua principal adversária no Catar será a número quatro do mundo, Caroline Wozniacki. Completam a lista das dez primeiras aparecem Samantha Stosur, Agnieszka Radwanska, Marion Bartoli, Vera Zvonareva, Na Li e Andrea Petkovic, respectivamente.
Destaque para a alemã Angelique Kerber que alcançou a 22posição. Campeã do Premier de Paris, surpreendendo tenistas conceituadas, ela conseguiu a melhor posição na carreira.
Entre as brasileiras, não houve muitas mudanças, haja vista que os pontos do Torneio Internacional Feminino da Riviera de São Lourenço, vencido por Roxane Vaisemberg, ainda não foram computados. A brasileira é a atual número 296 do mundo, mas pode saltar cerca de 40 posições com a atualização da próxima semana.