Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sharapova vence romena e fatura o bi em Roland Garros

Agora, a tenista russa acumula cinco títulos de Grand Slam

A russa Maria Sharapova ganhou neste sábado seu segundo título de Roland Garros, ao bater a romena Simona Halep por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/7 (5/7) e 6/4. O triunfo na quadra Philippe Chatrier representou sua quinta conquista de Grand Slam e o primeiro bicampeonato dela em um dos quatro maiores torneios do circuito, sendo que o outro troféu em Paris havia sido garantido em 2012.

A partida foi muito dura, teve duração de 3h02min e foi marcada por muitas quebras de saque. Sharapova e Halep somadas não confirmaram 16 de seus serviços. Os dois sets perdidos pela romena – que nesta segunda-feira vai assumir a terceira colocação no ranking mundial feminino – foram os dois únicos em que ela foi derrotada em Roland Garros.

O primeiro set foi muito disputado: Sharapova teve de quebrar o serviço de sua adversária três vezes. Halep saiu na frente abrindo 2 a 0, mas a russa venceu cinco games seguidos e depois serviu para fechar a primeira parcial quando o jogo estava 5 a 3. A tenista romena diminuiu a diferença, mas não conseguiu pontuar quando teve o saque e perdeu o primeiro set por 6 a 4.

Na parcial seguinte, foi Sharapova quem teve a chance de disparar no placar, ao abrir 2 a 0, mas Halep quebrou o saque no terceiro game e empatou o jogo no seguinte. A russa ainda perdeu dois break points quando o placar estava 4 a 3 e permitiu o empate. Em seguida, ela abriu 40 a 15, mas sofreu a virada, ficando em desvantagem no set pela primeira vez, mas devolveu a quebra de serviço e impediu o fim do set.

Com 5 a 5 no placar, Sharapova salvou dois break points e sofreu a quebra no 11° game, mas devolveu na mesma moeda no ponto seguinte e forçou o tie-break. Nele, o primeiro serviço confirmado foi apenas o quinto, quando a russa passou a liderar por 3 a 2 e logo depois abriu dois pontos de vantagem. Porém, Halep fez cinco dos seis pontos disputados na sequência e venceu o tie-break por 7/5, empatando o jogo por 1 a 1.

O quadro de constantes quebras de saque foi mantido no início do último set. Sharapova pontuou no primeiro game, mas não confirmou seu serviço e logo depois tomou a virada. A gangorra que era a partida seguiu, a russa, então, venceu três games seguidos e abriu 4 a 2. Halep empatou o jogo, mas Sharapova ganhou o nono game e serviu para vencer o terceiro set por 6 a 4 e o jogo por 2 a 1.

(Com Estadão Conteúdo)