Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sensação da Liga Europa, Bilbao recebe Schalke para ir às semis

Dirigido pelo argentino Marcelo Bielsa, o Athletic Bilbao se tornou a sensação da Liga Europa ao eliminar o poderoso Manchester United nas oitavas de final com duas vitórias indiscutíveis (3 a 2 na Inglaterra e 2 a 1 na Espanha). O bom desempenho prosseguiu com um triunfo por 4 a 2 sobre o Schalke 04 na Alemanha, resultado que deixou a equipe em situação muito favorável para o jogo de volta, marcado para as 16h05 (de Brasília) desta quinta-feira, em Bilbao.

Para avançar às semifinais do segundo torneio mais importante do Velho Continente o time espanhol pode sofrer até dois gols, já que se beneficiaria dos gols marcados fora de casa. Dessa maneira, o Schalke só vai se classificar em caso de vitória por três gols de diferença ou por triunfo por dois gols de vantagem a partir dos 5 a 3. Caso os alemães façam 4 a 2, a decisão irá para a prorrogação. O vencedor do confronto vai enfrentar quem passar do duelo entre o holandês AZ Alkmaar e o espanhol Valencia.

A Liga Europa é encarada como prioridade por Bielsa, que poupou vários jogadores diante do Barcelona, no último fim de semana, pelo Campeonato Espanhol. Os dois únicos desfalques do Athletic para a partida são o zagueiro Amorebieta e o meia Iturraspe. Para o atacante Susaeta, que deve formar o trio ofensivo com Llorente e Muniain, a equipe não pode achar que já está classificada, já que o Schalke tem jogadores de qualidade em seu ataque.

‘Mesmo tendo vencido por 4 a 2 o primeiro jogo, só estamos pensando em vencer em casa. O Schalke tem grandes atacantes, como Farfán, Huntelaar e Raúl, que podem nos trazer perigo. Eles têm que fazer três gols, e isso nós dá uma ótima vantagem, mas se eles marcam no início da partida podem nos complicar’, alertou Susaeta.Apesar de estar completo no setor ofensivo, o Schalke terá problemas na defesa, já que os zagueiros Howedes e Metzelder estão machucados e serão substituídos por Matip e Papadopoulos. No gol, Unnerstall deve ganhar uma oportunidade por causa das ausências de Fahrmann e Hildebrand. Esses problemas, no entanto, não preocupam o veterano atacante Raúl.

‘Sabemos que o Athletic vai sair para fazer mais gols e esperamos dificuldades. Será uma partida muito bonita, porque as duas equipes vão buscar a vitória, uma delas por necessidade e a outra por jogar em casa e querem brindar o torcedor com uma boa atuação’, disse o ex-jogador do Real Madrid.

Sporting tenta confirmar vantagem – No mesmo horário de Athletic x Schalke, o Sporting enfrenta o Metalist na Ucrânia jogando com a vantagem do empate. No primeiro duelo, em Portugal, o time da casa venceu por 2 a 1. Quem passar desse confronto vai enfrentar o vencedor de Atlético de Madri x Hannover.

Contando com os brasileiros Fininho, Cleiton Xavier, Marlos e Taison em seu elenco, o Metalist ficou animado com o gol marcado fora de casa e confia em uma classificação para as semifinais.

‘Seria muito complicado revertermos um placar de 2 a 0 a favor do Sporting. Com o gol que marcamos no final da partida, basta vencermos por 1 a 0 que conseguimos a classificação. Não estou com uma confiança exagerada, apenas confio neste grupo que está focado para fazer história’, disse o ex-são-paulino Marlos.