Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Seleções encaram ‘dublês’ de rivais em partidas pré-Copa

Equipes favoritas ao título escolhem adversários de escolas de futebol semelhantes às dos times que irão enfrentar no Mundial do Brasil

A partir deste fim de semana, todas as 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo no Brasil farão amistosos preparatórios para a competição. E para não serem surpreendidas por seus adversários no Mundial, várias favoritas ao título tomaram uma decisão curiosa: usar “dublês” dos futuros rivais nos últimos ensaios. Brasil, Argentina, Alemanha, Espanha e Itália, entre outras, marcaram amistosos contra seleções de países vizinhos ao de seus adversários na Copa, na clara intenção de se adaptar ao estilo de jogo dos rivais. A seleção brasileira, por exemplo, fará amistosos contra Sérvia e Panamá, antes de enfrentar Croácia e México, respectivamente, na Copa do Mundo.

Leia também:

Rival do Brasil, Camarões perde amistoso e agrava a crise

Croácia poderá ter 7 desfalques na abertura contra o Brasil

Os gols de Ronaldo e mais recordes ameaçados no Brasil

A proximidade geográfica pode até garantir algumas semelhanças na forma de jogar, mas não assegura que a qualidade dos adversários seja a mesma. A seleção italiana, por exemplo, enfrentará neste sábado a Irlanda, em Londres. O adversário pode até pertencer à “escola britânica” de futebol, mas é tecnicamente bem inferior à Inglaterra, adversária da estreia na Copa. Apontada como uma das principais favoritas, a Alemanha enfrentará Camarões, no domingo. A intenção da equipe europeia é se adaptar ao estilo de jogo africano para não ser surpreendida por Gana no Mundial. Antes de viajar ao Brasil, a Argentina enfrentará a Eslovênia, em Buenos Aires, em um teste antes da estreia contra a vizinha Bósnia.

A estratégia, inclusive, já foi usada nos primeiros amistosos do ano. O Brasil goleou a seleção da África do Sul por 5 a 0, visando o duelo contra Camarões, na terceira rodada da Copa. Em março, a Espanha venceu a Itália por 1 a 0, em um teste para ambas as seleções. No Mundial, os espanhois enfrentarão a Holanda, enquanto a Azzurra encara a Inglaterra. Na sexta-feira, alguns jogos internacionais confirmaram essa estratégia das seleções. A Inglaterra, que pega o Uruguai na primeira fase, derrotou o Peru em Wembley. Já os uruguaios receberam a Irlanda do Norte em Montevidéu e também venceram. A Espanha, atual campeã mundial, bateu a Bolívia, vizinha continental do Chile. Para Bósnia e Costa do Marfim, o amistoso vencido pelos europeus na sexta (2 a 1, com gols de Dzeko para os bósnios e Drogba para os marfinenses), serviu de ensaio para ambos: a Bósnia pega a Nigéria na primeira fase e a Costa do Marfim, a Grécia.

Amistosos das favoritas contra ‘dublês’

Sábado, 31 de maio

Itália x Irlanda – 15h45, Londres (ensaio para enfrentar Inglaterra)

Domingo, 1º de junho

Alemanha x Camarões – 15h30, Moenchengladbach (ensaio para enfrentar Gana)

França x Paraguai – 16h, Nice (ensaio para enfrentar Equador)

Terça-feira, 3 de junho

Brasil x Panamá – 16h, Goiânia (ensaio para enfrentar o México)

Inglaterra x Equador- Miami (ensaio para enfrentar o Uruguai)

Sexta-feira, 6 de junho

Brasil x Sérvia – 16h, São Paulo (ensaio para enfrentar Croácia)

Sábado, 7 de junho

Argentina x Eslovênia – Buenos Aires (ensaio para enfrentar a Bósnia)

Inglaterra x Honduras – Miami (ensaio para enfrentar a Costa Rica)

França x Jamaica – Lille (ensaio para enfrentar Honduras)