Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Seleção de Portugal vira vitrine para clientes do empresário Jorge Mendes

Óscar Tomasi

Lisboa, 25 jun (EFE).- A seleção de Portugal, que se classificou para as semifinais da Eurocopa, se transformou numa vitrine de luxo para o agente de jogadores Jorge Mendes, que representa a grande maioria dos nomes da equipe, mais precisamente 17 dos 23 atletas convocados por Paulo Bento para a disputa da Eurocopa.

Considerado como o agente FIFA mais importante do mundo, Mendes concentrou suas ações nos talentos que aparecem em seu país, sejam nacionais ou estrangeiros, em uma carreira que já dura 16 anos.

Da equipe titular da seleção de Portugal que foi repetida por Paulo Bento nas quatro partidas disputadas até o momento na Euro, apenas o meia João Moutinho, do Porto, não pertence aos agenciados pelo empresário.

Do resto do elenco, Varela (Porto), Rolando (Porto), Ricardo Costa (Valencia) e os goleiros suplentes Eduardo (Genoa) e Beto (Porto) são os outros representados por outros agentes.

Mendes tem cerca de 80 clientes, e representa os interesses de astros como Cristiano Ronaldo e do treinador José Mourinho, ambos do Real Madrid.

O bom rendimento em um torneio como a Euro, valoriza muitos jogadores, principalmente para atletas que não devem seguir em seus clubes, caso como o de Nani, que não sabe se irá continuar no Manchester United após ter uma temporada de altos e baixos.

O goleiro Rui Patrício, o zagueiro Bruno Alves e o meia Ruben Micael, são alguns dos nomes envolvidos em especulações e transferências nesta temporada. Micael, inclusive, foi contratado pelo Atlético de Madri.

Outros que ainda precisam definir seus futuros são o volante Miguel Veloso, que fez uma temporada mediana atuando pelo Genoa, da Itália; e o meia Hugo Viana, que se destacou no Braga e pode mudar de ares, indo para uma equipe de maior expressão.

A Eurocopa também é a vitrine perfeita para jovens valores como o lateral direito Miguel Lopes, do Porto; e o atacante Nelson Oliveira, do Benfica, que pode ser titular diante da Espanha por causa da lesão de Hélder Postiga.

Oliveira, uma das revelações do futebol luso, tem 20 anos de idade, não teve muitas chances em seu clube, mas é um dos homens de confiança do técnico da seleção, Paulo Bento, que tem problema no setor ofensivo de sua equipe.

O poder de Mendes na seleção é objeto de pouco debate em Portugal, embora comentaristas influentes no país façam advertências quanto a alguns riscos, como uma perda de autonomia por parte do treinador da seleção.

O empresário apelidado por alguns como ‘superagente Mendes’ e por seus críticos como ‘tubarão Mendes’, participou de várias transferências multimilionárias do futebol mundial na última década, inclusive da de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid, a maior já realizada na história.

Jorge Mendes sempre disse que a relação com seus clientes é de confiança e amizade, e afirmou que não cobra comissões, mas negocia diretamente os pagamentos com os clubes envolvidos na transação.

Na Eurocopa, o empresário já assistiu vários jogos da seleção de Portugal acompanhado nas tribunas dos estádios por Mourinho, consciente de que a boa atuação de seus ‘pupilos’ renderá muitas cifras a mais no trabalho realizado antes da próxima temporada começar. EFE

otp/nvo-bg