
A Seleção Brasileira de rúgbi ganhou um novo símbolo nesta segunda-feira: o Tupi, escolhido em votação popular realizada pela internet. O anúncio foi feito pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), que passará a identificar o time como ‘Os Tupis’, para facilitar o relacionamento com fãs do esporte.
‘A escolha popular ratificou as raízes do povo brasileiro. O Tupi representa a essência de nosso país, remetendo a garra, perseverança, lealdade e espírito de equipe. Agora, as nossas Seleções estarão prontas para enfrentar e derrotar qualquer adversário’, disse Sami Arap, presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).
Os apelidos são comuns a times e seleções de rúgbi. A equipe nacional da Nova Zelândia, uma das mais famosas do mundo, é conhecida como ‘ All Blacks’. A seleção inglesa, que tem como emblema uma rosa vermelha no peito, é chamada de ‘England Rose’s’
A eleição que elegeu o Tupi como símbolo da Seleção Brasileira teve mais dois concorrentes, a sucuri, segunda colocada na votação, e a arara, que ficou com a terceira colocação. A expectativa é que a nova ‘cara’ da equipe possa ajudar no desenvolvimento da identidade da marca com licenciamentos e confecções’Como outros grandes símbolos do rúgbi e do esporte, estamos convictos de que este também evoluirá e poderá sofrer adaptações no futuro, acompanhando o crescimento vertiginoso do rúgbi brasileiro’, disse o autor do símbolo, Gesner Filos
O símbolo do Tupi será apresentado oficialmente no Campeonato Sul-americano de rúgbi sevens, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 10 e 11 de fevereiro. Sua primeira aparição na camisa da Seleção em uma partida oficial deve ocorrer no Sul-americano de XV, em maio.