Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Seleção Brasileira de judô passa por avaliações visando Londres

A equipe masculina de judô está concentrada na capital paulista para uma bateria de testes físicos e exames que visam melhorar o rendimento dos atletas. Além dos homens, a ligeira Sarah Menezes também aproveita as avaliações, que começaram nesta segunda-feira.

‘Damos aos atletas um tratamento completo, que poucas equipes do mundo têm acesso. Na busca por resultado no alto nível, cada detalhe importa’, comentou Ney Wilson, coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô.

Nesta quinta-feira, os resultados permitirão aos especialistas traçar um perfil de cada judoca, o que favorece os treinamentos específicos. ‘Teremos um retrato completo da seleção olímpica a sete meses dos Jogos de Londres. Alguns exames são obrigatórios, a pedido do Comitê Olímpico Brasileiro, e outros são específicos do judô, a pedido de nossa comissão técnica’, conta o médico Breno Schor. ‘Com isso poderemos personalizar tanto o tratamento, quanto o treinamento dos judocas’, acrescentou.

Um dos exames específicos realizado nos judocas foi o teste de Cinemática da Escápula, que identifica o movimento do ombro com detalhes. Um teste importante para atletas desse esporte. ‘A transmissão de força do tronco para os braços é fundamental no judô’, explica Schor.