Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Seleção agora torce pela Croácia

Se europeus vencerem Camarões às 19h, classificação brasileira estaria bem encaminhada

O decepcionante empate sem gols da seleção brasileira contra o México gerou críticas à equipe dirigida por Luiz Felipe Scolari e levantou dúvidas nos torcedores sobre as chances de conquistar o sexto título. No entanto, ainda é pouquíssimo provável que a seleção brasileira seja eliminada na primeira fase, o que, certamente, seria visto como uma catástrofe nacional. Uma vitória simples contra Camarões já daria ao Brasil, independentemente de qualquer resultado ao menos uma vaga em segundo lugar no Grupo A. E se a forte seleção croata confirmar o favoritismo e superar Camarões, às 19 horas desta quarta-feira, em Manaus, a classificação ficaria ainda mais encaminhada.

Leia também:

Na batalha de Fortaleza, mexicanos frustram o Brasil: 0 a 0

Felipão ficou ‘satisfeito’ – irritação, apenas com a imprensa

Guillermo Ochoa, o milagreiro dos mexicanos, parou Neymar

Invasão mexicana abafa barulho dos torcedores cearenses

Castelão-2014 mostra o que todos os estádios deveriam ser

Uma vitória mínima da Croácia sobre os africanos ainda manteria os europeus vivos na competição, com três pontos, contra quatro de Brasil e México. Porém, croatas e mexicanos irão se enfrentar na última rodada, em Recife. Desta forma, a única combinação que eliminaria a seleção brasileira seria um empate na partida dos rivais do grupo e uma improvável goleada por quatro gols de diferença de Camarões sobre o Brasil.

No entanto, se a Croácia vencer Camarões nesta tarde por três ou mais gols de diferença, o Brasil teria que ao menos empatar com Camarões, na última rodada, para se garantir. Dentro desta hipótese, uma derrota brasileira contra os africanos, e um empate entre croatas e mexicanos, deixaria os três primeiros colocados com quatro pontos, mas o Brasil ficaria de fora graças ao saldo de gols.

O Brasil participou de todas as edições da Copa do Mundo e só foi eliminado na primeira fase nas duas primeiras, em 1930 e 1934, e na Copa de 1966, na Inglaterra.