Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Seis grandes clubes europeus usarão uniformes ‘clonados’

Cores vibrantes são única diferença entre os novos modelos criados pela Nike para Barça, City, Juventus, PSG, Inter de Milão e Galatasaray nesta temporada

A fornecedora americana de material esportivo Nike lançou nesta semana os terceiros uniformes de seis grandes clubes do futebol europeu: Barcelona, Manchester City, Paris Saint-Germain, Inter de Milão, Juventus e Galatasaray. Ao contrário do que costuma acontecer com equipes renomadas, a marca optou por vesti-las com camisas praticamente idênticas – possuem o mesmo desenho, com botões e gola polo e tons fluorescentes, e se diferenciam apenas pelas cores. A estratégia da marca de padronizar os uniformes, mais comum em equipes menores, dividiu os torcedores, sobretudo os que não estão acostumados com as cores chamativas das novas camisas.

A camisa verde da Juventus, por exemplo, foi vista por torcedores italianos mais conservadores como uma afronta às tradições do clube alvinegro. Entre os fãs do Barcelona, porém, a camisa amarela fluorescente remeteu a grandes momentos: em 2006 e 2009, durante duas de suas quatro conquistas na Liga dos Campeões, o time catalão também utilizou uniformes reservas nessa tonalidade. City e Galatasaray ganharam uniformes em tons de roxo, enquanto PSG (vemelho) e Inter de Milão (azul) receberam da fornecedora – a segunda principal empresa de material esportivo do planeta – camisas em cores mais identificadas com sua história.

Leia também:

De jeans a brócolis, as camisas mais inusitadas do futebol

Camisas coladas: disputa que arrancou suspiros na Copa

Real Madrid lança camisa rosa para próxima temporada

Espanha de preto? Camisas alternativas chegaram à Copa

A guerra das marcas esportivas na Copa: R$ 15 bi em jogo