Madri, 30 dez (EFE).- O piloto alemão Michael Schumacher, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, liderou o ranking de ultrapassagens na temporada de 2011, com 116 manobras segundo a estatística de sua própria equipe, Mercedes-Benz.
Na lista dos dez pilotos que mais deixaram os companheiros para trás não aparece, obviamente, o alemão Sebastian Vettel, bicampeão mundial consecutivo, que largou quaes sempre a partir da (bateu o recorde, com 15 das 19) e só fez ao longo do ano 27 ultrapassagens.
O inglês Jenson Button, vice-campeão mundial com a McLaren, e o brasileiro Felipe Massa, sexto no mundial com a equipe Ferrari, são os únicos, entre os dez primeiros do campeonato que figuram entre os dez pilotos com mais ultrapassagens.
A frequência no número de ‘ultrapassagens’ durante uma corrida costuma indicar que o piloto tirou, por razões diversas, um rendimento abaixo das expectativas do veículo.
Atrás de Schumacher aparece na lista o suíço Sebastien Buemi (Toro Rosso, 114), o japonês Kamui Kobayashi (Sauber, 99), o espanhol Jaime Alguersuari (Toro Rosso, 94) e o venezuelano Pastor Maldonado (Williams, 91).
Em todo o Campeonato Mundial de Fórmula 1 do ano de 2011 ocorreram 1.486 ultrapassagens conforme a apuração da escuderia Mercedes. Dessas, 150 foram contabilizadas na primeira volta e 124 em consequência de acidentes. O relatório quantifica ainda 370 por meio do uso da asa móvel.
Com relação aos circuitos, o mais favorável para as mudanças de posição foi o da Turquia (85 ultrapassagens), seguido pelo do Canadá (79) e da China (67). O mais difícil, no entanto, o de Mônaco, com somente 16.
– Os dez pilotos com mais ultrapassagens em 2011:.
.1. Michael Schumacher (ALE-Mercedes) 116
.2. Sebastien Buemi (SUI-Toro Rosso) 114
.3. Kamui Kobayashi (JAP-Sauber) 99
.4. Jaime Alguersuari (ESP-Toro Rosso) 94
.5. Pastor Maldonado (VEN-Williams) 91
.6. Paul di Resta (GBR-Force Índia) 90
.7. Sergio Perez (MEX-Sauber) 87
.8. Rubens Barrichello (BRA-Williams) 86
.9. Jenson Button (GBR-McLaren) 85
10. Felipe Massa (BRA-Ferrari) 82. EFE