Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Satisfeito com estreia, Guardiola lembra de Pelé e quer respeito ao Santos

O mistão do Barcelona não deu espetáculo, mas goleou o Al Sadd por 4 a 0 e se classificou para a decisão do Mundial de Clubes, marcada para domingo, contra o Santos. Após a partida desta quinta-feira, o técnico Josep Guardiola ignorou a atuação pouco brilhante e fez elogios a seus comandados. Já pensando na final, lembrou de Pelé para exigir respeito ao próximo rival.

‘O desafio contra o Al Sadd era encontrar uma forma de atacar, não de defender. Sabíamos que eles viriam com nove jogadores na entrada da área deles, com uma linha de cinco e outra de quatro. É muito difícil lidar com isso, mas acho que o fizemos muito bem’, analisou o comandante da equipe catalã, que exaltou o fato de sua equipe praticamente não ter sido ameaçada.Apesar de ainda não ter detalhes sobre o Peixe, Guardiola já sabe que enfrentará um time qualificado e de muito peso. ‘Nosso próximo rival é um clube histórico desde a época de Pelé. Agora está com uma nova geração, também muito boa, e o mais importante é que são brasileiros, ou seja, muito competitivos’, salientou.

Muricy Ramalho e boa parte dos atletas santistas foram a Yokohama e acompanharam de perto a vitória do Barcelona, que não adotou o mesmo expediente e viu do hotel vitória do Peixe sobre o Kashiwa Reysol, no dia anterior. O comandante espanhol, porém, garante que também chegará ao duelo conhecendo as armas alvinegras.

‘Ontem (quarta) não conseguimos viajar para ver o jogo do estádio, mas acompanhamos pela televisão. Eles, como já estão em Yokohama, quiseram vir até aqui para conhecer mais o rival que teriam. É claro que ajuda’, apontou. ‘Meus colaboradores vão me informar como joga o Santos, mas ainda não vi nada. A partir de amanhã (sexta) vamos pensar nisso’.

Outra preocupação de Guardiola são os desfalques. O atacante David Villa sofreu uma fratura na tíbia e não tem condições de jogo. Alexis Sánchez, a outra opção para comandar o ataque, deixou o campo sentindo dores musculares e preocupa.