Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

São Paulo estreia com Pato. Palmeiras joga em Rondônia

Paulistas começam suas campanhas na Copa do Brasil jogando longe de casa

Duas equipes paulistas iniciam nesta quarta-feira suas campanhas na Copa do Brasil – e ambas estarão muito longe de casa quando iniciarem a briga pelo título e pela vaga na Copa Libertadores 2015. O São Paulo entra em campo às 22 horas (de Brasília), no Estádio Rei Pelé, em Maceió, contra o CSA. Pouco antes, às 19h45, o Palmeiras se apresenta no interior de Rondônia para tentar despachar o desconhecido Vilhena. Ganhar por dois ou mais gols de diferença, aliás, é o grande objetivo dos visitantes, que esperam resolver a classificação já nesta quarta e dispensar a necessidade de uma partida de volta.

No São Paulo, a expectativa pelo jogo não se resume à estreia em uma competição que o clube jamais conquistou. A primeira partida de Alexandre Pato pela sua nova equipe atrai ainda mais atenção para o jogo. A julgar pelo histórico profissional do atacante, a esperança é de um início promissor. Desde o início da carreira, ele sempre balançou as redes em todas as suas estreias. Foi assim por Internacional, Milan, Corinthians e seleção brasileira. “O segredo é repetir o que faço nos treinamentos”, afirmou o atleta. Pato se destacou nos treinos realizados desde que chegou ao clube, convencendo o técnico Muricy a colocá-lo entre os titulares.

O jogador, muitas vezes acusado de ser acomodado, tem cumprido à risca tudo o que lhe é solicitado e cativou os companheiros, antes reticentes. A vida social, antes agitada, deu lugar a um perfil mais discreto, longe dos holofotes. Ciente das enormes expectativas e tentando controlar a própria ansiedade, o jogador lembra: “Não é só esse jogo que vai resumir o que farei pelo São Paulo. Existem muitos outros ainda no futuro”. Quem sai? Osvaldo é o favorito para deixar a equipe para a entrada de Alexandre Pato. O colombiano Pabon pode ser recuado para o meio e auxiliar Ganso na criação. Souza, machucado, é o desfalque do time.

Leia também:

Pato viaja para a estreia pensando em manter sua marca

Palmeiras – A estreia do campeão da edição 2012 do torneio será em condições bem típicas da Copa do Brasil: longas viagens, estádios pequenos, adversário desconhecido – e uma a imensa vontade de eliminar o jogo de volta contra o Vilhena e evitar mais cansaço. Se não vencer por dois ou mais gols de diferença, o Palmeiras terá de receber o atual campeão rondoniense, no Estádio do Pacaembu, justamente na semana entre os dois jogos da decisão do Campeonato Paulista, em que o time faz ótima campanha. Na terça, no embarque do elenco no Aeroporto de Cumbica, os jogadores confirmaram que o objetivo é voltar com a vaga.

“A gente sabe que eliminar o jogo da volta poderá trazer benefícios lá na frente. É a oportunidade de descansar mais”, disse o atacante Alan Kardec. O percurso até a cidade de Vilhena foi dividido em duas etapas. A primeira até Cuiabá, onde o time treinou à tarde para depois seguir de avião até a cidade da partida, a 700 quilômetros. Por pouco essa última etapa não foi cumprida em um percurso de 10 horas de ônibus, pois o aeroporto local estava fechado até segunda por problemas de documentação com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O palco do jogo, o Estádio Portal da Amazônia, tem capacidade para 10.000 torcedores.

(Com Estadão Conteúdo)