Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Santos e Flu na Argentina pelas quartas da Libertadores

Além do confronto 100% brasileiro entre Vasco e Corinthians, as partidas de ida das quartas de final da Taça Libertadores começam nesta semana com o atual campeão Santos e o Fluminense jogando na Argentina, contra o Vélez Sarsfield e o Boca Juniors, respectivamente.

Nesta quarta-feira, o Vasco recebe o Corinthians em São Januário, em duelo entre os dois primeiros colocados do último Campeonato Brasileiro.

O ‘Timão’, que levantou o troféu do Brasileirão, nunca foi campeão da Libertadores, enquanto o ‘Gigante da Colina’ conquistou a competição em 1998.

O Corinthians, que tem a melhor defesa do torneio continental com apenas dois gols sofridos em oito partidas, terminou a fase de grupos com a segunda melhor campanha e eliminou com facilidade o Emelec nas oitavas ao atropelar os equatorianos por 3 a 0 na semana passada no Pacaembu após ter empatado sem gols na ida.

Já o Vasco, que se classificou como segundo colocado do grupo 5, teve muito mais trabalho para chegar às quartas, ao superar apenas nos pênaltis os argentinos do Lanús.

Enquanto isso, Santos e Fluminense mal terão tempo de comemorar os títulos estaduais que conquistaram no domingo, já que ambos vão viajar para Buenos Aires, para enfrentar o Vélez e o Boca Juniors nesta quinta-feira.

O primeiro a entrar em campo (às 19h45 no horário de Brasília) será o tricolor, que volta para a ‘Bombonera’, onde conseguiu uma grande vitória na fase de grupos, ao derrotar o Boca por 2 a 1, acabando com uma invencibilidade de 36 jogos dos argentinos. No entanto, o time ‘xeneize’ deu o troco ao vencer por 2 a 0 no Engenhão.

Nas oitavas, o Flu eliminou outro time brasileiro, o Internacional, ao bater o colorado por 2 a 1 em casa após ter empatado sem gols no Beira-Rio. Desta vez, o técnico Abel Braga não poderá contar com suas duas maiores estrelas, o atacante Fred e o meia Deco, ambos lesionados.

Já os argentinos venceram suas duas partidas conta os chilenos do Unión Española (2 a 1 na ‘Bombonera’ e 3 a 2 em Santiago).

No último domingo pelo torneio Clausura, o Boca empatou sem gols no clássico com o Vélez, que recebe o Santos nesta quinta-feira às 22h00 (no horário de Brasília).

O ‘Peixe’, que busca seu quarto título na Libertadores, chega embalado com a goleada histórica de 8 a 0 que aplicou no Bolívar, após ter perdido por 2 a 1 na ida, na altitude de La Paz.

O time praiano conta com a grande fase de Neymar, que balançou as redes duas vezes contra os bolivianos, tornando-se o maior artilheiro da Santos na era pós-Pelé, com 106 gols, total que subiu para 108 no domingo após os dois gols que anotou na vitória por 4 a 2 sobre Guarani no segundo jogo da decisão do Paulistão.

O Vélez, que eliminou os colombianos do Nacional de Medellin nas oitavas (vitória fora de casa por 1 a 0 na ida e empate em 1 a 1 na volta em Buenos Aires), também tem um jogador de destaque, o atacante Juan Manuel Martínez, conhecido como ‘Burrito’.

Em outro duelo destas quartas de final, o Libertad recebe nesta quarta-feira o Universidad de Chile, campeão da Copa Sulamericana no ano passado após superar o Vasco nas semifinais.

— Partidas de ida das quartas de final da Taça Libertadores:

– Quarta-feira

Em Assunção: Libertad (PAR) – Universidad de Chile (CHI)

No Rio de Janeiro: Vasco da Gama (BRA) – Corinthians (BRA)

– Quinta-feira

Em Buenos Aires: Boca Juniors (ARG) – Fluminense (BRA)

Em Buenos Aires: Vélez Sarsfield (ARG) – Santos (BRA)