Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Santa Fé e Deportivo Pasto decidem Campeonato Colombiano neste domingo

Bogotá, 14 jul (EFE).- O domingo na Colômbia terá grito de campeão, que será dado por Independiente Santa Fé ou Deportivo Pasto, no estádio El Campín, em Bogotá, após a segunda partida da final do campeonato do país.

No jogo de ida, as equipes ficaram no 1 a 1 na partida de ida, realizada na última quarta-feira, no estádio Libertad, em Pasto. Quem vencer o duelo de amanhã levanta a taça. Um novo empate leva o jogo para a disputa de pênaltis.

O Santa Fé aparece como favorito, afinal, joga em casa, tem a melhor campanha no campeonato, além de ser o time com mais tradição. Uma nova conquista seria a sétima no Campeonato Colombiano. O Deportivo Pasto, por sua vez, luta pelo seu segundo troféu.

O técnico do time de Bogotá, Wilson Gutiérrez, contudo, descarta qualquer superioridade por parte da sua equipe. ‘Falta um jogo muito difícil e mais complicado do que jogamos como visitante, porque o Pasto é uma boa equipe’, afirmou à Agência Efe.

Para a partida deste domingo, o treinador terá os importantes desfalques do zagueiro paraguaio Germán Centurión e do meia Gerardo Bedoya, ambos suspensos por acúmulo de cartões amarelos. Em seus lugares devem aparecer Héctor Urrego e Daniel Torres.

O Pasto, que chegou neste sábado à Bogotá, espera se superar para vencer fora e repetir o feito de 2006, quando levantou a taça pela primeira vez. ‘Temos futebol para buscar o resultado’, garantiu o técnico Flavio Torres.

O comandante da equipe visitante deste domingo, contudo, deixou público registro para que sejam dadas garantias de que a arbitragem será justa neste domingo. Torres lembrou um pênalti não marcado para sua equipe, que gerou muitos protestos no jogo de ida.

‘Estamos pedindo garantias desde que começamos. Estamos em uma briga entre Davi e Golias na final. Eles (Santa Fé) têm maior estrutura e maior força’, comentou.

Para a partida, a principal dúvida da equipe é o lateral-direito Gilberto García, que deixou a partida aos 12 minutos de jogo, contundido. A principal opção é Juan David Díaz, que é da posição. No jogo de ida, o atacante Mauricio Mina entrou na equipe, provocando mudança de formação tática.

O treinador, contudo, não dá pistas sobre o que acontecerá amanhã nos vestiários. ‘Vamos esperar Gilberto García até o último momento’, garantiu Torres.

Em suas últimas atividades antes de partir para Bogotá, os jogadores do Deportivo Pasto treinaram cobranças de pênaltis, pensando em uma possível decisão de tiros da marca fatal.

Prováveis escalações:.

Independiente Santa Fé: Camilo Vargas; Héctor Urrego, Julián Quiñónez e Francisco Meza; Sergio Otálvaro, Juan Daniel Roa, Daniel Torres (ou Yulián Anchico), Luis Carlos Arias e Omar Pérez; Diego Cabrera e Jonathan Topete. Treinador: Wilson Gutiérrez.

Deportivo Pasto: José Fernando Quadrado; Gilberto García (ou Juan David Díaz), Juan Carlos Mosquera, Wilson Galeano e Marino García; Carlos Giraldo, Omar Rodríguez, Kevin Rendón, René Rosero; Oscar Méndez e Edwars Jiménez. Treinador: Flavio Torres.

Árbitro: Wilmar Roldán.

Estádio: El Campín, em Bogotá (Colômbia). EFE