Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rússia e Japão anunciam lista de convocados para a Copa

Equipe europeia chamou 30 atletas; japoneses fecharam lista definitiva

Duas seleções que correm por fora como possíveis surpresas na Copa do Mundo, Rússia e Japão já definiram os atletas que virão ao Brasil. O italiano Fábio Capello divulgou, na manhã desta segunda-feira, a pré-lista de 30 jogadores convocados pela Rússia para a disputa (sete deles serão cortados até 2 de junho). O Japão preferiu seguir o exemplo da seleção brasileira e revelar diretamente os seus 23 escolhidos.

Leia também:

Na contramão da seleção, rivais fazem ‘peneiras’ pré-Copa

Fora da Copa, Ashley Cole se aposenta da seleção inglesa

Adversário do Brasil, México divulga lista

Entre os 30 relacionados da seleção russa, prevalecem jogadores do CSKA e do Dínamo de Moscou – cada uma das equipes fornecerá seis jogadores. Os principais nomes da lista são o meia Dzagoev, do CSKA, e o atacante Kerzhakov, do Zenit. Apenas um jogador não atua no futebol russo: o atacante Pavel Pogrebnyak, que defende o Reading, da Inglaterra. A Rússia é integrante do Grupo H da Copa do Mundo e estreia na competição dia 17 de junho, contra a Coreia do Sul, na Arena Pantanal. Ainda na primeira fase, os russos enfrentarão Bélgica e Argélia.

Pré-lista da seleção russa:

Goleiros: Igor Akinfeev (CSKA), Yury Lodygin (Zenit), Sergei Ryzhikov (Rubin Kazan)

Defensores: Alexander Anyukov (Zenit), Alexei Berezutsky (CSKA), Vasily Berezutsky (CSKA), Sergei Ignashevich (CSKA), Georgy Shchennikov (CSKA), Vladimir Granat (Dínamo de Moscou), Alexei Kozlov (Dínamo de Moscou), Andrei Yeshchenko (Anzhi), Dmitry Kombarov (Spartak de Moscou) e Andrei Semenov (Terek Grozny)

Meio-campistas: Igor Denisov (Dínamo de Moscou), Yury Zhirkov (Dínamo de Moscou), Alan Dzagoev (CSKA), Yury Gazinsky (FC Krasnodar), Roman Shirokov (FC Krasnodar), Denis Glushakov (Spartak de Moscou), Pavel Mogilevets (Rubin Kazan), Viktor Faizulin (Zenit), Oleg Shatov (Zenit)

Atacantes: Vladimir Bystrov (Anzhi), Alexander Kerzhakov (Zenit), Artem Dzyuba (Rostov), Alexei Ionov (Dínamo de Moscou), Alexander Kokorin (Dínamo de Moscou), Maxim Kanunnikov (Amkar Perm), Pavel Pogrebnyak (Reading-ING), Alexander Samedov (Lokomotiv de Moscou)

Keisuke Honda, do Milan: o craque da seleção japonesa Keisuke Honda, do Milan: o craque da seleção japonesa

Keisuke Honda, do Milan: o craque da seleção japonesa (/)

Japão – O também italiano Alberto Zaccheroni anunciou nesta segunda-feira a lista de 23 jogadores que defenderão a seleção do Japão na Copa do Mundo do Brasil. Os principais nomes são os meias Keisuke Honda, do Milan e Shinji Kagawa, do Manchester United.

O treinador da seleção nipônica chamou 12 jogadores que atuam na Europa e 11 que disputam o Campeonato Japonês. A grande surpresa da relação foi a inclusão do atacante Yoshito Okubo, de 31 anos, que defende o Kawasaki e não era convocado desde o começo de 2012. O jogador foi o artilheiro da Liga Japonesa no ano passado e, neste ano, ocupa a vice-liderança no ranking de maiores goleadores.

Integrante do Grupo C, o Japão estreia no Mundial dia 14 de junho, contra a Costa do Marfim, na Arena Pernambuco. Os outros adversários da seleção asiática na primeira fase serão Colômbia e Grécia.

Lista definitiva da seleção japonesa:

Goleiros: Eiji Kawashima (Standard de Liège), Shusaku Nishikawa (Urawa Reds), Shuichi Gonda (FC Tokyo)

Laterais: Atsuto Uchida (Schalke 04), Yuto Nagatomo (Inter de Milão), Hiroki Sakai (Hannover), Gotoku Sakai (Stuttgart)

Zagueiros: Masahiko Inoha (Jubilo Iwata), Yasuyuki Konno (Gamba Osaka), Masato Morishige (FC Tokyo), Maya Yoshida (Southampton)

Meio-campistas: Yasuhito Endo (Gamba Osaka), Makoto Hasebe (Nuremberg), Toshihiro Aoyama (Sanfrecce Hiroshima), Hotaru Yamaguchi (Cerezo Osaka), Keisuke Honda (Milan), Shinji Kagawa (Manchester United), Hiroshi Kiyotake (Nuremberg), Manabu Saito (Yokohama F Marinos)

Atacantes: Yoshito Okubo (Kawasaki Frontale), Shinji Okazaki (Mainz), Yoichiro Kakitani (Cerezo Osaka), Yuya Osako (1860 Munich)