Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rússia bate Sérvia e assume segunda colocação do Grupo A

Em confronto direto pela vice-liderança do Grupo A, a Rússia aproveitou o fator casa, bateu a Sérvia no tie-break, parciais de 25/15, 21/25, 23/25, 25/23 e 15/12, e ultrapassou a rival na tabela de classificação. As duas equipes, porém, tem chances pequenas de classificação à fase final da Liga Mundial, já que todos os outros segundos colocados – o melhor deles ganha o direito de disputar a etapa decisiva – possuem campanhas melhores que as suas.

O primeiro set mostrou o panorama que seguiria por toda a partida. Extremamente equilibrada, nenhuma das duas seleções abriu vantagem considerável no placar, sempre decidido na parte final das parciais.

Após vencer o primeiro set por 25/21, a Rússia permitiu a virada para a Sérvia, assustando os presentes no Ginásio Yantarny, em Caliningrado. Apoiados pela torcida, porém, os donos da casa reagiram e, apesar de permitir o empate para os rivais nos momentos finais da parcial, fecharam o quarto set em 25/23.

Embalada com o empate e precisando da vitória para manter viva a chance de classificação para a fase final da Liga Mundial, a Rússia partiu para cima da Sérvia e dominou o tie-break. Apesar do placar apertado em grande parte do set desempate, foram os russos que ditaram o ritmo da parcial, fechada em 15/12.

Além de manter a Rússia na briga pela vaga ao melhor segundo colocado dos quatro quadrangulares, o resultado foi ótimo para a Seleção Brasileira, atual classificada pelo critério, que teria a posição ameaçada em caso de vitória sérvia.