Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ronaldo Jacaré ultrapassa Anderson Silva no ranking dos médios do UFC

Lutador capixaba passa a ser o primeiro da fila para enfrentar Weidman

O lutador brasileiro Anderson Silva, suspenso preventivamente pelo uso de doping, perdeu a liderança do ranking dos pesos-médios do UFC para o compatriota e colega de equipe Ronaldo Jacaré. Nesta terça-feira, a entidade divulgou os números atualizados, já contabilizando os resultados do UFC Porto Alegre, e confirmou a ascensão de Jacaré. Os campeões de cada categoria não entram nos rankings de suas próprias divisões – o americano Chris Weidman, que venceu Anderson duas vezes, segue sendo o dono do cinturão dos médios.

Leia também:

UFC Porto Alegre: Pezão é nocauteado em noite de decepções brasileiras

Anderson Silva desabafa: ‘Não sei do que me desculpar’

Anderson Silva é suspenso temporariamente

Agora, o lutador capixaba passa a ser o primeiro da fila para enfrentar o ganhador do duelo entre Weidman e Vitor Belfort, em 23 de maio. Antes, Jacaré enfrentará o cubano Yoel Romero em Newark, nos Estados Unidos, em 18 de abril.

Antes de deixar o topo entre os médios, Anderson Silva já havia caído da sétima para a nona posição do ranking peso-por-peso do UFC, que classifica lutadores de todas as categorias por nível de habilidade e conquistas no MMA e tem o americano Jon Jones como líder.

Na semana passada, foi confirmado que Anderson utilizou três substâncias proibidas – drostanolona, temazepam e oxazepam – antes da vitória contra o americano Nick Diaz no UFC 183. O lutador de 39 anos está suspenso até seu julgamento pela Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC).

O brasileiro Antônio Pezão também caiu no ranking. Após a derrota para o americano Frank Mir em Porto Alegre, passou da oitava para a 12ª posição entre os pesados – aumentando os rumores sobre uma possível demissão. Além de Jacaré, outros três brasileiros lideram os rankings de suas categorias: Renan Barão (peso-galo), Rafael dos Anjos (peso-leve) e Fabrício Werdum (peso-pesado).