Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rômulo se machuca e Dunga convoca outro novato: Fred

Seleção terá mais um atleta do Shakhtar, meia de 21 anos revelado pelo Inter

O meia Rômulo, do Spartak de Moscou, sofreu uma lesão e teve de ser cortado dos amistosos da seleção brasileira nos dias 12 e 18, contra Turquia e Áustria. Seu substituto é o jovem Fred, do Shakhtar Donetsk, ex-Internacional, que até agora tem tido pouco espaço no time ucraniano. Com essa mudança, agora há três jogadores do Shakhtar: além de Fred, Luiz Adriano e Douglas Costa também estão no grupo de convocados por Dunga.

Leia também:

Dunga justifica convocação de novatos: técnica e gol

Comissão admite desgaste e pode poupar jogadores nos amistosos

Dunga poupa times nacionais e chama Firmino e Casemiro

Meia, 21 anos, Fred é natural de Belo Horizonte, e começou sua carreira nas categorias de base do Atlético-MG. Foi contratado pelo Internacional, onde teve seu talento lapidado. Não demorou muito para chegar ao time principal colorado. Sua participação no Internacional durou de 2010 a 2013. Pelo clube gaúcho, jogou 55 partidas e fez oito gols, ganhando certa visibilidade.

Já em 2013, o Shaktar Donetsk, da Ucrânia, que tinha vendido o meia Jádson para o São Paulo, contratou o atleta por 15 milhões de euros (48 milhões de reais). Logo em seu jogo de estreia, Fred marcou dois gols na vitória do time sobre o Chornomorets Odessa por 3 a 1 – que ainda resultou no quinto título de Supercopa da Ucrânia do Shakhtar. O meia tornou-se uma boa alternativa para o técnico Dunga já que, além de ser um atleta promissor e estar atuando na Europa, tem idade olímpica, podendo ser aproveitado nos Jogos do Rio, em 2016.