Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Roland Garros proibirá traje usado por Serena Williams

Torneio francês terá um código de vestimenta mais rígido a partir de 2020

O traje usado pela americana Serena Williams na última edição no torneio de Roland Garros não será mais permitido, afirmou o presidente da Federação Francesa de Tênis (FFT), Bernard Giudicelli, que quer endurecer o código de vestimenta dos tenistas no futuro. “Acredito que às vezes chegamos muito longe. O conjunto de Serena deste ano, por exemplo, não será mais aceito. É preciso respeitar o jogo e o local”, explicou na edição de setembro da revista Tennis Magazine.

Serena, de 36 anos e tricampeã de Roland Garros (2002, 2013 e 2015), reapareceu em junho nessa competição com um modelo que cobria o corpo praticamente inteiro de cor preta, que garantiu que melhorava a circulação sanguínea e a ajudava a se recuperar após o complicado parto em setembro. “Vivemos em 2018, o mundo é diferente”, assumia a 23 vezes ganhadora de Grand Slams. “É importante ser você mesmo, livre. Além disso, lembro que a minha roupa tem uma função curativa”, disse em entrevista coletiva concedida durante sua participação no torneio, do qual se retirou nas oitavas de final por lesão.

O presidente da FFT afirmou não querer chegar a um código de vestimenta tão restrito como o de Wimbledon, no qual o branco é obrigatório até na roupa íntima, mas quer instaurar “certos limites”. Giudicelli acrescentou que embora seu veto aos trajes como o de Serena tenha sido “um pouco tarde para 2019, porque as coleções já foram desenhadas”, contempla começar a aplicar a mudança a partir de 2020.

Em 1997, o brasileiro Gustavo Kuerten conquistou o torneio francês com um modelo pouco comum no circuito. Na ocasião, organizadores do torneio pediram à Diadora, que fabricava a roupa do tenista, que moderassem na escolha das roupas.

Gustavo Kuerten em Rolland Garros (1997) Roupa de Guga, em 1997, era incomum no circuito.

Roupa de Guga, em 1997, era incomum no circuito. (Mike Hewitt /Allsport/Getty Images)