Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Robson Conceição vence e vai à final do Mundial de Boxe

Brasileiro tentará o ouro lutando contra o cubano Lázaro Estrada, no domingo

O brasileiro Robson Conceição garantiu a medalha de prata no Mundial de Boxe de Almaty (Cazaquistão). No dia em que completou 25 anos, o baiano chegou ao melhor momento da carreira ao vencer o italiano Domenico Valentino, nesta sexta-feira, na semifinal do peso leve (até 60 quilos). Mais cedo, Everton Lopes ficou com o bronze no meio-médio ligeiro, ao perder por pontos para Merey Akshalov, do Cazaquistão.

Leia também:

Everton perde e fica com bronze no Mundial de Boxe

Esquiva Falcão perde e é eliminado no Mundial de Boxe

A partir deste Mundial, três árbitros apontam os vencedores dos rounds com notas de 0 a 10. E dois deles deram vitória por 10 a 9 a Robson Conceição no primeiro assalto – apenas o juiz argentino deu 10 a 9 para o italiano. O brasileiro atacou bastante, mostrou velocidade, e venceu também o segundo round, de forma unânime. Assim, Valentino precisava derrubar o brasileiro no último assalto para vencer a luta. Robson Conceição estava bem preparado, levou a melhor também no round decisivo, e fechou a luta com vitória por unanimidade por pontos.

Acompanhe VEJA Esporte no Facebook Siga VEJA Esporte no Twitter

Eliminado na primeira luta nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, Robson Conceição encara na decisão do Mundial o cubano Lázaro Estrada, que lutava em uma categoria abaixo e subiu de peso este ano. No galo, ele foi campeão pan-americano e mundial em 2011 e medalhista de bronze na Olimpíada de Londres, em 2012. Se Robson vencer a final, domingo, o Brasil iguala o resultado que teve no Mundial de Baku (Azerbaijão), em 2011, o melhor da história no boxe amador, quando ganhou ouro com Everton Lopes e bronze com Esquiva Falcão.

(Com Estadão Conteúdo)