Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Robert Scheidt conquista a prata e se despede do Pan

Ainda neste sábado, outras duas brasileiras faturaram medalhas: Patrícia Freitas levou ouro e Fernanda Decnop, o bronze

O velejador Robert Scheidt, maior atleta olímpico do Brasil, ficou com a medalha de prata da classe Laser nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Ele encerrou a competição continental neste sábado com 47 pontos perdidos, 12 a mais do que o guatemalteco Juan Maegli Aguero, campeão.

Scheidt ficou com o quinto lugar da medal race, disputada neste sábado e com valor dobrado em relação às outras regatas. Maegli Aguero foi o terceiro e impediu que o estrelado velejador nacional conquistasse o título no Pan. O bronze da classe Laser foi do local Lee Parkhill, com 53 pontos perdidos.

Esta é a quinta medalha de Scheidt nos Jogos Pan-Americanos. Ele foi ouro em Mar del Plata 1995, Winnipeg 1999 e Santo Domingo 2003 e ficou com a prata também no Rio de Janeiro de 2007. O velejador paulista é dono de 11 títulos mundiais da classe Laser. Nas Olimpíadas, ele são duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Com a medalha de prata, Scheidt se despediu dos Jogos Pan-Americanos.”Provavelmente é meu último Pan. Foi uma honra representar o Brasil mais uma vez. Tiro boas lições dessa competição para me preparar para a Olimpíada”, diz.

Leia mais:

Thiago Pereira se recupera, vai a duas finais e mantém sonho de recorde

Pelé volta a ser internado em hospital em São Paulo

Ouro – Já a primeira medalha de ouro da vela veio na categoria RS-X com Patrícia Freitas, que completou a prova com apenas dois pontos perdidos, contra quatro da segunda colocada, a mexicana Demita Veja. O bronze foi para a norte-americana Marion Lepert.

Com a vitória, Patrícia, norte-americana naturalizada brasileira, tornou-se bicampeã dos Jogos Pan-Americanos, já que havia aparecido no lugar mais alto do pódio em Guadalajara 2011, disputando a mesma classe.

Bronze – Ainda neste sábado, Fernanda Decnop levou a primeira medalha brasileira na vela neste sábado. Ela ficou com o bronze na classe Laser Radial após encerrar a medal race na sexta colocação. A atleta gaúcha abriu o dia na segunda posição, mas acabou superada pela uruguaia Dolores Moreira.

Esta é a primeira medalha pan-americana de Fernanda Decnop, que encerrou a competição em Toronto com 64 pontos perdidos, mesmo desempenho de Dolores Moreira, segunda colocada pelos critérios de desempate. O ouro foi da norte-americana Paige Rayley, com 50 pontos.

(Com Gazeta Press)