Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rio Open: Nadal estreia nesta terça sem medo do zika vírus

Tenista espanhol enfrenta no ATP 500 do Rio o compatriota Pablo Carreño Busta. Na abertura, favorito Isner foi surpreendido por argentino

O tenista espanhol Rafael Nadal está no Brasil para a disputa do Rio Open e afirmou nesta segunda-feira que não se assusta com a situação de emergência causada pela propagação do zika vírus no país. “Não estou totalmente assustado. Sei do risco, mas se ocorrer (o contágio) será azar”, disse Nadal na véspera de sua estreia no torneio, contra o compatriota Pablo Carreño Busta, nesta terça.

‘Zika não é um tema olímpico’, diz Eduardo Paes

Nadal minimizou a importância do perigo do zika e disse que “se houvesse tanto risco, não se viveria com a normalidade que se vive” nas ruas. “Sinceramente, não sei o quão grave é a situação. Só vejo que o as pessoas vivem com total normalidade. Imagino que não será tão grave, vejo as pessoas na praia, nos restaurantes”, comentou o quinto colocado do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

Nadal foi campeão do Rio Open em 2014 e tentará repetir o feito para conquistar seu primeiro título na temporada de 2016. Ele, no entanto, se incomodou ao responder se poderia retornar ao nível que o levou a conquistar 14 Grand Slams, incluindo nove Roland Garros. “Não penso em voltar ao meu melhor tênis. Penso em jogar melhor que ontem e amanhã jogar melhor que hoje. Já chega de falar sobre voltar ao meu melhor tênis. Não sei se vou voltar ou não”, disse o atleta de 29 anos, que sofreu com lesões nas últimas temporadas.

Leia também:

Rio Open começa com 9 tenistas top 40

De olho na Olimpíada, Bruno Soares e Marcelo Melo jogarão Rio Open juntos

Rio Open divulga preço de ingressos: final custará até R$ 640

Abertura – A chave de simples masculina do Rio Open teve início nesta segunda-feira com uma surpresa. Quarto cabeça de chave, o americano John Isner perdeu para o argentino Guido Pella, 71º do ranking mundial em um jogo que ficou paralisado por quatro horas por causa da chuva.

Pella se impôs em um jogo muito equilibrado e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 7-6, 5-7, 7-6 . Os outros jogos do quadro masculino foram adiados pela chuva e serão disputados com os já programados para a terça-feira, entre eles as estreias dos principais favoritos.

O espanhol David Ferrer jogará contra o chileno Nicolás Jarry na Quadra 1, a partir das 17h. Na sequência, o brasileiro Thomaz Bellucci, que teve seu jogo adiado, enfrentará o ucraniano Alexandr Dolgopolov, e o italiano Fabio Fognini pegará o britânico Aljaz Bedene.

Se o tempo permitir, ainda entrarão em quadra o francês Jo-Wilfried Tsonga, que vai encarar o jovem brasileiro Thiago Monteiro e Rafael Nadal fechará a noite contra o também espanhol Pablo Carreño Busta, na quadra Guga Kuerten – nesta segunda, o ex-número 1 do mundo esteve no Rio de Janeiro e se disse honrado por batizar a quadra central do Jóquei Clube Brasileiro.

(da redação)