Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Rio 2016: logomarca será exibida em telão e bandeiras gigantes, no réveillon da Praia de Copacabana

Saiba quando e onde ver, em primeira mão, o símbolo dos Jogos Olímpicos

Por Rafael Lemos, do Rio de Janeiro 29 dez 2010, 19h55

Entre as 22h e 22h30 do dia 31 de dezembro, durante a festa de réveillon da Praia de Copacabana, o Brasil e o mundo finalmente conhecerão a logomarca dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Os dois milhões de pessoas que estiverem no local poderão ver a imagem num painel gigante de LED com 150 metros quadrados, em frente ao Hotel Copacabana Palace. Dirigentes do Comitê Olímpico Internacional – incluindo o presidente da entidade, Jacques Rogge – estarão presentes.

Guardada a sete chaves, a logomarca vencedora foi escolhida em setembro, em votação unânime dos 12 membros da banca. O processo durou cinco meses e mobilizou 139 agências nacionais. A primeira leva de criações não agradou os organizadores, que, em agosto, devolveram os projetos para que as agências os remodelassem. A partir do dia 1º de janeiro, o símbolo já poderá ser explorado comercialmente pelo Bradesco, primeiro patrocinador nacional do evento.

Além do painel gigante, a logo será exibida em telões infláveis e bandeirões ao longo da praia, permitindo que todo o público possa conhecer e interagir com a marca. Os infláveis vão estar localizados na altura das ruas Duvivier e Belford Roxo e em frente ao palco da rua Santa Clara. Semelhantes a um telão de projeção com 237 metros quadrados, eles surgirão em meio ao público, apresentando a marca de ambos os lados.

Por alguns minutos, também serão abertos três bandeirões com a logomarca – cada um com 1.200 metros quadrados. Dois estarão entre as ruas Rodolfo Dantas e Ronald de Carvalho e um em frente ao palco da rua Santa Clara. Uma simulação divulgada pelos organizadores mostra o efeito que a exibição simultânea da marca, nos telões e nas bandeiras, vai causar na festa – e, certamente, com reproduções em todo o mundo.

O esquema de segurança para o réveillon de Copacabana foi reforçado e contará com 1.350 policiais militares, 131 viaturas, três helicópteros e 30 torres de vigilância. Segundo a PM, este efetivo é 5% maior do que o do ano passado, e será aumentado gradativamente até 2015, último réveillon antes dos Jogos Olímpicos do Rio.

Continua após a publicidade

Publicidade