Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rio-2016: governo cria código e tribunal para casos de doping

Medida atende às principais exigências da Agência Mundial Antidoping (Wada).

O governo federal instituiu nesta quinta-feira o Código Brasileiro Antidopagem, em cumprimento das determinações exigidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada). A medida, publicada no Diário Oficial da União, também determina a formação do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD).

O prazo para a criação do código e da corte para o controle dos casos de doping se encerrava nesta sexta-feira. Se o Brasil não tivesse atendido às exigências do órgão máximo de antidoping, o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) não estaria autorizado a realizar exames e testes antidoping durante a Rio-2016.

Leia também:

Doping por Meldonium, uma nova ameaça para a Rio-2016

Sharapova é suspensa pela ITF até julgamento de caso de doping

O secretário nacional para a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Maurco Aurelio Klein, disse que todas as recomendações da Wada foram seguidas e que a medida tem como objetivo ampliar o combate ao doping. Todas as modalidades estarão sujeitas ao Código Brasileiro Antidopagem e o TJD-AD será localizado em Brasília, atuando juntamente com o Conselho Nacional do Esporte.

(Com Gazeta Press)