Clique e assine com até 92% de desconto

Rio-2016: CBF quer Arena do Palmeiras como sede

Estádio que deve ser inaugurado neste ano tem a preferência de Marco Polo Del Nero, presidente eleito da CBF, na disputa com Itaquerão e Morumbi

Por Da Redação 25 set 2014, 10h43

Em péssima fase no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras recebeu uma boa notícia vinda da Suíça. Marco Polo Del Nero, presidente eleito da CBF que assumirá o cargo em abril de 2015, anunciou, em Zurique, seu apoio para que a Arena do Palmeiras seja a sede paulista dos jogos de futebol na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. Esta seria uma forma de o clube paulista justificar os investimentos para a construção do novo estádio, que deve ter sua inauguração em outubro ou novembro.

Leia também:

Rio-2016: COB lança logomarca para Time Brasil

Rio-2016: preços dos ingressos vão de R$ 40 a R$ 4.600

Rio promete suas obras no prazo. Algumas mal começaram

A dois anos do início, Jogos do Rio-2016 já têm uma cara

Continua após a publicidade

Prefeito promete um legado maior que o de Barcelona-1992

O comitê organizador dos Jogos do Rio já confirmou quatro das cinco sedes do futebol: Maracanã, no Rio (palco da abertura e da final), Fonte Nova, em Salvador, Mané Garrincha, em Brasília e Mineirão, em Belo Horizonte. São Paulo também foi escolhida como sede, mas a escolha do estádio a ser utilizado não foi definida. Na capital paulista, a disputa é política: governador e autoridades pedem ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e à Fifa que adiem qualquer definição para depois das eleições para presidente do país e governador do Estado. Além do Allianz Parque, outros dois estádios disputam a vaga.

Em 2009, o Comitê Rio-2016 (Co-Rio) fechou um acordo com o Morumbi para que o estádio do São Paulo fosse a sede do futebol na cidade. O Co-Rio já indicou que, de alguma forma, pretende respeitar o acordo com o Morumbi, que ficou fora da Copa do Mundo. No entanto, os organizadores agora recebem a pressão da Fifa para que utilizem as mesmas instalações da Copa. Isso, na prática, significaria a escolha do Itaquerão, estádio do Corinthians, palco da abertura e de uma das semifinais do Mundial. A preferência da CBF, no entanto, pode pesar a favor do Palmeiras. Ainda não há uma data definida para o anúncio oficial da sede paulista.

O Estádio do Engenhão, que está em reforma, só será utilizado nas Olimpíadas para a disputa das provas de atletismo. As obras para a cobertura deverão ser finalizadas até o fim do ano. Outras adequações para receber o atletismo serão iniciadas em 2015. O Campeonato Ibero-Americano, previsto para maio de 2016, será o primeiro evento-teste para os Jogos Olímpicos, que serão disputados em agosto.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade