Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rio-2016: Brasil cai no grupo de Rússia e Japão no vôlei feminino

Grupo ainda terá Argentina. Coreia do Sul e Camarões

A seleção brasileira feminina de vôlei já conhece suas primeiras adversárias na luta pelo tricampeonato olímpico. Com o encerramento no domingo do torneio classificatório, a Federação Internacional de Voleibol divulgou nesta segunda os grupos da competição, em chaveamento definido pelo ranking da entidade. O Brasil lidera o Grupo A, como país-sede, que também tem Rússia, Japão, Coreia do Sul, Argentina e Camarões. A Rússia foi adversária do Brasil nas últimas três edições dos Jogos, tendo conquistado uma dramática vitória nas semifinais de 2004. Depois, as brasileiras venceram em 2008, por 3 a 0, na fase de grupos, e por 3 a 2 nas quartas em Londre-2012.

A Coreia do Sul foi semifinalista em Londres, perdendo o bronze para o Japão. Na fase de grupos, a seleção sul-coreana conseguiu uma surpreendente vitória por 3 a 0 sobre o Brasil e agora voltará a encontrar as bicampeãs olímpicas no Rio. Argentina e Camarões vão participar pela primeira vez da Olimpíada.

O Grupo B terá Estado Unidos, China, Sérvia, Itália, Holanda e Porto Rico. Assim, a chave terá o repetição da decisão do Mundial de 2014, em que a seleção americana superou a chinesa.

O torneio de vôlei feminino ainda não teve a tabela da fase de grupos divulgada. Os quatro primeiros colocados de cada grupo se classificam às quartas de final. A partir daí, as equipes se enfrentam em jogos eliminatórios.

(Com Estadão Conteúdo)