Clique e assine a partir de 9,90/mês

Ringue usado por Ali e Foreman é roubado no Congo

Responsáveis pelo estádio onde aconteceu 'luta do século' desconhecem seu paradeiro

Por Da Redação - 29 Oct 2014, 17h14

A República Democrática do Congo, país na região central da África, recebeu um dos maiores eventos esportivos todos os tempos: no dia 30 de outubro de 1974, o lendário boxeador americano Muhammad Ali venceu o compatriota George Foreman, em Kinshasa, no duelo que ficou conhecido como Luta do Século. Passados 40 anos, funcionários do Estádio Tata Raphael chocaram os fãs do boxe ao revelar, nesta quarta-feira, à agência AFP, que o ringue utilizado na luta foi roubado há alguns anos. “Não sabemos onde está, mas não está mais em Kinshasa. Estamos investigando judicialmente”, afirmou Barthélémy Bosongo, administrador do estádio, que na época se chamava 20 de Maio, em referência ao dia da criação do partido único do ditador Mobutu Sese Seko, em 1967.

Leia também:

O tempo de Muhammad Ali

“Não temos nenhum vestígio do combate, tirando os vestiários. Eu gostaria que o estádio fosse um lugar histórico, onde poderiam ter fotos, luvas da luta, mas não temos nada para lembrar do evento”, disse Bosongo. Um influente dirigente esportivo congolês, que pediu anonimato, revelou que o ringue está na África do Sul, mas não informou seu exato paradeiro. Também chamado de Rumble in the jungle (Luta na Selva), o duelo entre os dois boxeadores foi vencido por Muhammad Ali, por nocaute, no quarto assalto. Na época, a República Democrática do Congo se chamava Zaire. O duelo entre Ali e Foreman foi retratado em duas obras: o livro A Luta (1975), de Norman Mailer, e o documentário vencedor do Oscar Quando Éramos Reis (1996), de Leon Gast.

Continua após a publicidade

Atualmente, o estádio onde ocorreu a luta mais famosa de todos os tempos está caindo aos pedaços. “O governo encomendou a revitalização do estádio, inclusive dos vestiários, a uma empresa chinesa”, disse o administrador do local, garantindo que o contrato seria assinado em breve. Um evento de boxe profissional e amador estava marcado no estádio para esta quinta-feira mas foi cancelado.

Assista ao trailer de Quando Éramos Reis (em inglês)

https://youtube.com/watch?v=IfUHYUpmTFs%3Frel%3D0

(Com agência France-Présse)

Publicidade