Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Revista elege os 100 melhores estádios do mundo, com apenas dois brasileiros

Mineirão, 98º colocado, e Maracanã, sexto, são os representantes do Brasil em lista de revista britânica. Campeã é La Bombonera, a casa do Boca Juniors

A FourFourTwo, revista britânica dedicada a futebol, divulgou nesta sexta-feira uma lista com os 100 melhores estádios do mundo. Com o lema “futebol é nossa religião e estes são nossos templos”, a publicação explicou os seus critérios de avaliação: história, atmosfera, capacidade, arquitetura e ambiente; e o subjetivo “fator uau”. Apenas dois estádios do Brasil integram a lista: o Mineirão, 98º colocado, e o Maracanã, sexto.

A revista destaca o ambiente externo do Mineirão, cercado pelas casas, ruas, lagoa artificial e igreja do Complexo da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer. Segundo os ingleses, o Mineirão sempre rivalizou com o Maracanã e pode ser definido como “racionalista e misterioso”, em um cenário que se assemelha a “uma lenda de uma civilização esquecida”.

Com um longo artigo, a FourFourTwo também relembra a história do Maracanã – a começar pelo Maracanazo, a derrota do Brasil diante do Uruguai, na final da Copa de 1950 – e menciona sua recente reforma para a Copa de 2014. “Sinônimo de grandeza, o Maracanã tem todo o direito e as credenciais para se sentir o melhor estádio do mundo”, escreveu o jornalista Martin Mazur.

O campeão da controversa eleição foi La Bombonera, a casa do Boca Juniors. A revista cita a arquitetura nada usual e o fato de o estádio “balançar” com seus apaixonados torcedores. A lista completa está no site da FourFourTwo. Abaixo, confira os dez primeiros colocados.

(da redação)