Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Renato Silva volta a treinar no Vasco, mas deve ir para a reserva

O zagueiro Renato Silva retornou aos treinos do Vasco nesta segunda-feira. O jogador ficou as últimas semanas afastado do clube, pois precisou viajar para a China para rescindir seu vínculo com o Sdandon Luneng. De posse de toda a documentação, ele assinou um novo contrato com o clube de São Januário e, para voltar a jogar, precisa apenas ter seu nome registrado no Boletim Informativo da CBF (BID). O departamento técnico do clube trabalha para que ele possa ficar à disposição do técnico Cristóvão Borges para o clássico desta quarta-feira, às 20h30 (de Brasília), diante do Botafogo no Engenhão.

Mas, caso seja inscrito, Renato não tem a garantia de que vai começar o clássico jogando e muito menos de que vai retomar a condição de titular. E nada tem a ver com a falta de ritmo típica de quem ficou algumas semanas sem entrar no gramado. O grande obstáculo para o defensor é a boa fase vivida pelo seu substituto: Douglas.

Douglas foi considerado por muitos o grande nome do Vasco na vitória de 2 a 0 sobre o Santos, no sábado passado. Foi dele o gol que abriu o caminho para a vitória. Além disso, o jogador ainda teve outras boas chances de balançar as redes e se mostrou muito seguro defensivamente, compondo uma boa dupla com Dedé, de quem tem recebido muitos elogios. Mesmo assim, Douglas evitou fazer análises sobre uma possível disputa com Renato Silva, mas comemora o bom momento.

‘Logicamente que fico muito satisfeito em poder estar fazendo bons jogos e ajudando a equipe a conquistar as vitórias. Ainda mais porque é muito bom marcar gols. Mas estou aqui para ajudar o Vasco, mesmo procurando meu espaço, vou sempre respeitar as determinações do treinador. O mais importante é a equipe seguir vencendo e brigar pelo título do Campeonato Brasileiro’, disse.Se pode ter boas opções na defesa contra o Botafogo, Cristóvão tem que pensar em todos os setores da equipe. É possível que ele tenha uma boa dor de cabeça a partir do jogo contra o Glorioso. Isso porque o meia Felipe treinou normalmente na manhã desta segunda-feira, mostrou que está recuperado de dores no joelho direito que o tiraram da partida contra o Santos e fica à disposição. Carlos Alberto foi considerado um dos melhores em campo diante do Peixe, quando substituiu a Diego Souza, negociado com o futebol árabe. É pouco provável que o treinador escale os dois e mais Juninho Pernambucano no clássico, o que deixaria o volante Nilton sobrecarregado na proteção aos zagueiros. Já o meia Dakson, contratado no sábado junto ao Lokomotiv Plovdiv, da Bulgária, realizou sua primeira atividade com os demais companheiros, mas ainda não tem previsão de estreia.

Nesta terça, o elenco volta a treinar, na parte da tarde, quando Cristóvão deve dar pistas da escalação que pretende usar no clássico. Em seguida começa o período de concentração.

Reforços – Fora de campo a diretoria segue trabalhando para fechar o elenco. A contratação do lateral direito Jonas, com os direitos federativos ligados ao Coritiba, parece bem encaminhada e deve ter um desfecho positivo nesta terça-feira. O jogador é visto como o substituto de Fagner, que vai jogar na Alemanha e não participou do jogo contra o Santos. Também se fala no nome de Gabriel, ex-Fluminense, que vem sendo pouco utilizado pelo técnico do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo. Atualmente, Cristóvão está sendo obrigado a improvisar o volante Auremir no setor. O clube também negocia com um outro apoiador e o nome que se fala nos corredores de São Januário é o de Rafinha, do Coritiba.