Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Real bate Levante e abre 10 pontos de vantagem sobre o Barça

O Real Madrid derrotou o Levante de virada por 4 a 2, neste domingo pela 23ª do Campeonato Espanhol, e disparou na liderança, com 10 pontos de vantagem sobre o Barcelona, que perdeu por 3 a 2 na casa do Osasuna no sábado.

No estádio Santiago Bernabeu, o craque português Cristiano Ronaldo foi o grande nome da partida, ao fazer três dos quatro gols do time da capital.

CR7 chegou ao incrível total de 27 gols marcados em 22 partidas, quatro a mais que o argentino do Barça Lionel Messi, seu maior rival na briga pela artilharia.

O Levante saiu na frente com um gol do argentino Cabral logo aos cinco minutos de jogo, mas o show de Ronaldo começou logo antes do intervalo.

O português empatou de pênalti aos 45 do primeiro tempo, fez 2 a 1 aos 5 da etapa final e fez o terceiro dele dois minutos depois.

O marfinense Arouna Koné diminuiu para o Levante aos 18, mas o francês Karim Benzema selou o resultado três minutos depois.

Em outra partida disputada neste domingo, o atacante brasileiro Jonas, do Valencia (3º), balançou as redes duas vezes na goleada de 4 a 0 que sua equipe aplicou no Sporting de Gijón (19º).

Os dois gols do ex-Gremista saíram nos acréscimos, após o francês Sofiane Feghouli abrir o placar aos 34 do primeiro tempo e Alberto Botía fazer contra o segundo do Valencia aos 28 da etapa.

Com a vitória, o Valencia reduziu para oito pontos a diferença para o vice-líder Barcelona.

O time catalão parece ter desistido de defender seu título de campeão espanhol, já que no sábado, os meias Andres Iniesta, Xavi e Cesc Fabregas foram poupados pelo técnico Josep Guardiola, que resolveu priorizar a partida desta terça-feira contra o Bayer Leverkusen pela Liga dos Campeões.

O Osasuna saiu na frente logo no início da partida, com dois gols do sérvio Dejan Lekic, que abriu o placar com apenas cinco minutos de bola rolando e ampliou aos 22.

O chileno Alexis Sánchez, que acabou de se recuperar de uma lesão, diminuiu para o time catalão aos 6 da etapa final, mas o meia Luis García fez quatro minutos depois o gol do 3 a 1 para o time da casa.

A jovem promessa Cristian Tello voltou a dar esperanças ao Barça aos 28, mas o Osasuna conseguiu segurar o resultado, apesar da forte pressão dos visitantes.

Esta foi a segunda derrota dos catalães desde o início do campeonato, após o tropeço diante do Getafe, no dia 26 de novembro.

O outro time de Barcelona, o Espanyol (5º) surpreendeu ao perder por 2 a 0 em casa diante do lanterninha Zaragoza.

Já o Málaga (7º) superou por 3 a 1 o Mallorca (15º), e igualou-se ao Atlético Madri (6º), que não saiu do empate sem gols na casa do Racing Santander (17º).

O Villareal afastou-se da zona de rebaixamento ao subir da 17ª para a 14ª posição graças à sua vitória por 3 a 1 sobre o Granada.

— Resultados da 22ª rodada do Campeonato Espanhol

– Sábado:

Racing – Atlético de Madri 0 – 0

Osasuna – Barcelona 3 – 2

Betis – Athletic 2 – 1

– Domingo:

Espanyol – Zaragoza 0 – 2

Rayo – Getafe 2 – 0

Málaga – Mallorca 3 – 1

Valencia – Sporting 4 – 0

– Domingo:

Espanyol – Zaragoza 0 – 2

Rayo – Getafe 2 – 0

Málaga – Mallorca 3 – 1

Valencia – Sporting 4 – 0

Villarreal – Granada 3 – 1

Real Madrid – Levante 4 – 2

– Segunda-feira:

Real Sociedad – Sevilla

Classificação: