Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ramires é cortado e Dunga convoca Souza, do São Paulo

Com lesão muscular, o volante do Chelsea não vai enfrentar Argentina e Japão. CBF também anunciou convocação de outro goleiro: Marcelo Grohe, do Grêmio

O volante Ramires, do Chelsea, foi cortado da lista de convocados da seleção brasileira para os amistosos contra Argentina e Japão, nos dias 11 e 14 deste mês, na Ásia, por causa de uma lesão muscular. Sem jogar pelo clube inglês há dez dias, Ramires precisará de mais duas semanas de recuperação. Para seu lugar, o técnico Dunga convocou Souza, do São Paulo. Pelas regras da Fifa, Dunga não poderia convocar atletas de clubes europeus neste momento, a não ser com a permissão das equipes. Assim, ele optou por dar uma chance ao volante do São Paulo, que vem tendo boas atuações no Brasileirão.

Leia também:

Dunga dá sinais de que convocará Kaká, mas não Ganso

Mário? Que Mário? Del Nero desconhece novatos do Brasil

Dunga convoca duas novidades: Mário Fernandes e Dodô​

CBF atrapalha 11 partidas no Brasil – mas Dunga bate o pé

Aos 25 anos, Souza terá sua primeira oportunidade na seleção adulta. Pela seleção brasileira sub-20, Souza foi vice-campeão mundial da categoria, em 2009, no Egito. Na ocasião, ele foi titular de um time que contava com seus colegas de São Paulo Rafael Toloi, Paulo Henrique Ganso e Alan Kardec. Revelado pelo Vasco, ele passou pelo Porto e voltou em 2012, ao Grêmio. Emprestado ao São Paulo no início do ano, deve ter sua contratação em definitivo anunciada em breve pelo time paulista, que vendeu Rhodolfo aos gaúchos e reutilizará o dinheiro para segurar o jogador.

Por sevir a seleção, Souza desfalcará o São Paulo em três partidas. Pelo Brasileirão, o volante não pega o Atlético-PR, dia 8, no Morumbi, nem o Atlético-MG, quatro dias depois, fora de casa (o jogo aconteceria no Independência, mas o Atlético foi punido pelo STJD na quarta e terá de mudar o local da partida). Depois, Souza será problema para Muricy Ramalho contra o Huachipato, no Chile, no dia 15, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. A seleção brasileira enfrenta a Argentina no dia 11 de outubro, em Pequim, no Superclássico das Américas. Três dias depois, enfrenta o Japão num amistoso que acontecerá em Cingapura.

Marcelo Grohe, goleiro do Grêmio, durante empate em 0 a 0 contra o Fluminense Marcelo Grohe, goleiro do Grêmio, durante empate em 0 a 0 contra o Fluminense

Marcelo Grohe, goleiro do Grêmio, durante empate em 0 a 0 contra o Fluminense (/)

Goleiro – Também nesta quinta-feira, a CBF anunciou a convocação de Marcelo Grohe, goleiro do Grêmio, para os jogos deste mês na Ásia. Na noite de quarta, no jogo entre Botafogo e Santos, no Rio de Janeiro, Jefferson, o titular da posição com Dunga, sofreu uma lesão e teve de ser substituído. Ainda assim, a CBF informou que Jefferson não foi cortado, pois teria condições de jogar nos dias 11 e 14. Curiosamente, a convocação de Grohe foi justificada pela CBF como uma “precaução” por causa das longas viagens que a seleção terá de enfrentar. Grohe tem 27 anos e foi formado nas categorias de base do próprio Grêmio, seu único clube. Ele já esteve na seleção sub-18.

(Com Estadão Conteúdo)