Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Raikkonen volta as pistas de Valência para segundo dia de teste mais intenso

O piloto Kimi Raikkonen está preparado para um segundo dia mais intenso de teste em seu retorno a Fórmula 1 com a Lotus nesta terça-feira, em Valência.

O finlandês completou pouco mais de 300 quilômetros no carro Renault R30, da temporada de 2010, com três jogos dos pneus de demonstração da Pirelli, nesta segunda-feira.

Para a execução do segundo dia, ele terá quatro conjuntos de pneus Pirelli, já que está previsto um programa de com maior acúmulo de quilometragem. Ele completará mais voltas do que o primeiro dia. A equipe quer que o piloto faça voltas mais longas, para dar continuidade a um programa mais abrangente.

‘Vamos fazer alguns trechos com muito e com pouco combustível. Também haverá alguns procedimentos sutilmente diferentes do que ele vivenciou na Ferrari, apenas para dar velocidade antes de ele guiar o novo carro’, disse o diretor de operações da Lotus, Alan Permane.

A escuderia inglesa está trabalhando em torno das necessidades de Raikkonen, para ele estar preparado pro primeiro teste da pré-temporada em Jerez de La Frontera, que começa dia 7 de fevereiro. Como o finlandês deixou a F-1 antes da proibição do reabastecimento, é fundamental que ele adquira experiência na variação de combustível.

‘Este não é um teste tradicional. Se trata mais de fazer aquilo que ele precisa para readaptá-lo. O teste é feito para ele. Fizemos algumas mudanças no acerto e andamos com o carro carregado de muito combustível. Isso lhe deu a sensação de um carro com 150 kg só em combustível, sendo cinco segundos a diferença por volta.’, disse Permane.