Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rafaela Silva vence romena na prorrogação e está na final do judô

A brasileira venceu por um wazari na prorrogação e agora irá disputar a final com Sumiya Dorjsuren, da Mongólia

Campeã mundial no Rio de Janeiro em 2013, Rafaela Silva já faz a melhor campanha da equipe brasileira de judô. Nesta segunda-feira, ela venceu a romena Corina Caprioriu na semifinal e avançou para disputar a medalha de ouro na categoria até 57 kg.  Nas quatro lutas que disputou na manhã nesta segunda-feira, na categoria até 57 kg, a carioca de 24 anos empolgou a torcida, vencendo a primeira por ippon e as outras três com wazari.

Cada vez que entrava no tatame, a mesma cena se repetia: o público cantava “olê, olê, olê, olá, Rafa, Rafa”. Cada ataque era comemorado como um gol de futebol, mas a brasileira sempre mantinha o semblante fechado, com concentração máxima, quando centenas de pessoas gritavam seu nome. A romena Corina fez uma ótima luta e a disputa foi muito equilibrada, com ninguém marcando pontos durante o tempo normal da luta.

Com o empate no tempo normal, a luta foi para o “golden score” – sistema de disputa em que a judoca que faz o primeiro ponto, vence. Após mais de três minutos de intenso combate, a brasileira aplicou um contragolpe e venceu a luta por wazari. Na final, que será ainda nesta segunda, a brasileira vai enfrentar a judoca da Mongólia Sumiya Dorjsuren.