Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quem é a primeira mulher que apitará jogos da Série A, na Itália

Maria Sole Ferrieri Caputi tem 32 anos, é formada em sociologia e atua como árbitra há 15 anos

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 jun 2022, 18h51 - Publicado em 22 jun 2022, 18h36

A Federação Italiana da Futebol (FIGC, na sigla em italiano) ainda não tinha escalado árbitras mulheres em jogos oficiais da Série A do campeonato nacional. Seguindo uma tendência crescente em vários países, a entidade escolheu Maria Sole Ferrieri Caputi para se tornar a primeira profissional do grupo de elite a empunhar o apito na temporada 2022/23.

É algo que não tem volta. Na Copa do Mundo de 2022, a ser disputada no Catar entre novembro e dezembro, estão escaladas seis oficiais de arbitragem mulheres, algo inédito na história da competição masculina organizada pela Fifa. Serão três árbitras principais e três assistentes – entre elas, a auxiliar brasileira Neuza Ines Back, de Santa Catarina.

A oficialização do nome da árbitra está marcada para o dia 1º de julho, quando será divulgada em Florença a lista dos os profissionais de arbitragem que atuarão nas partidas. Caputi tem 32 anos e, em 2021, se tornou a primeira mulher a apitar uma partida na Série B, mas como convidada. No mesmo ano, também atuou em um jogo da Copa da Itália, entre Cagliari e Cittadella – o primeiro, que integra a Serie A, ganhou por 3 a 1.

A italiana apita desde os 17 anos. Com 25 anos, estrou na quarta divisão profissional. Cinco anos depois, foi promovida para a Série C e agora segue para a divisão de elite. Além de se dedicar ao futebol, Caputi é formada em sociologia e trabalha em um centro de estudos sobre direitos do trabalho em Bérgamo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.