Quatro anos depois, Japão admite que chama de 1964 se apagou
Tocha dos Jogos de Tóquio, que deveria ficar acesa "eternamente", se apagou em novembro de 2013. Capital japonesa receberá novamente o evento em 2020
A chama da tocha olímpica dos Jogos de Tóquio-1964, que deveria permanecer acesa “eternamente”, se apagou há quatro anos, confessaram autoridades do Japão neste domingo.
A tocha, que estava em um centro esportivo de Kagoshima, sudoeste do Japão, foi apresentada como a “chama olímpica sagrada” em 1964 e despertou grande interesse depois que Tóquio ganhou a disputa para receber novamente as Olimpíadas em 2020.
No entanto, segundo Mitsuru Horinouchi, funcionário do governo de Kagoshima, a chama se apagou em novembro de 2013, dois meses depois de Tóquio vencer a disputa pela sede de 2020. Um funcionário do centro na época, que pediu anonimato, revelou que a pira foi novamente acesa em seguida. “Na ocasião eu não podia revelar algo que poderia destruir o sonho”, disse.
“Voltamos a acender e ficou assim por duas semanas. Além disso, recebemos muitos pedidos para utilizar a ‘chama sagrada’ em festas de cidades e casamentos. Decidi revelar a verdade”, completou a fonte anônima.
O centro esportivo tem agora uma tocha diferente. “Temos um cartaz que explica como a chama foi acesa depois que a dos Jogos de 1964 se apagou “, afirmou Etsuko Tabata, diretor do centro esportivo.
(com agência AFP)