Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Quarteto do Brasil conquista prata na canoagem no Pan

Tempo está muito abaixo dos índices de campeões olímpicos e mundiais

O quarteto brasileiro formado por Roberto Maehler, Vagner Souta, Celso Dias e Gilvan Ribeiro subiu ao pódio neste domingo nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Na canoagem de velocidade, os competidores garantiram a prata na disputa do K4 1000 metros ao completarem a distância em 3min01s869 – um tempo que, se deixou os brasileiros perto do ouro no Pan, os manteria muito afastados do pódio em uma Olimpíada. Para se ter uma ideia, os australianos Tate Smith, Dave Smith, Murray Stewart e Jacob Clear levaram o ouro olímpico em Londres com 2min55seg085 em 2012. No mundial de canoagem do ano passado, em Moscou, os checos foram campeões com o tempo de 2min46seg72.

Em VEJA: Para que serve um Pan?

Em Toronto, os brasileiros perderam para Cuba por uma diferença pequena, de 0s125: os adversários completaram os 1.000 metros em 3min01s744. O pódio do K4 1000m foi completado pela equipe da Argentina, que ficou em terceiro lugar, com o tempo de 3min02s079.

A prata assegurada neste domingo foi a primeira medalha conquistada pelo Brasil na disputa da canoagem de velocidade em duas finais já realizadas nesta edição do Pan. Além disso, o segundo lugar representa um resultado melhor do que o obtido em 2011, quando um quarteto brasileiro assegurou a medalha de bronze.

Ainda neste domingo, outros três brasileiros participam de provas da canoagem, mas todos eles ainda pelas eliminatórias. Edson Isaias vai competir no K1 200m, Isaquias Queiroz, disputará C1 200m e Edileia Matos participará da fase classificatória do K1 200m.

Agora, com a prata da canoagem, o Brasil passa a somar cinco medalhas no Pan de Toronto. O país acumula um ouro, três pratas e um bronze, na sexta colocação no quadro geral de medalhas.

(Com Estadão Conteúdo)