Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PSG e Manchester City são multados em R$ 187 milhões

Os times não cumpriram regra de limite de endividamento imposta pela Uefa

O Manchester City e o Paris Saint-German foram multados em 60 milhões de euros (cerca de 187 milhões de reais) por ultrapassarem limites de endividamento, quebrando regras impostas pela Uefa por não cumprirem um fair play financeiro. Segundo divulgou a emissora britânica Sky Sport, o City poderá participar da próxima edição da Liga dos Campeões, mas com um plantel reduzido para 21 jogadores – as outras equipes puderam inscrever 25. O jornal francês L’Equipe divulgou que o PSG foi comunicado neste final de semana que receberá a mesma pena do City.

Em recente entrevista, o presidente da Uefa, Michel Platini, descartou a exclusão das equipes na competição, mas confirmou que estava em curso uma investigação sobre as contas dos clubes. O fair play financeiro foi adotado pela Uefa em 2011 para melhorar a saúde financeira das equipes que disputam campeonatos europeus de futebol. Todo clube que se qualifica para uma competição da Uefa tem de provar que não tem dívidas em atraso – seja em relação aos jogadores ou a qualquer outro financiamento ou clube. O City e o PSG superaram o limite de despesas permitido, tendo prejuízos maiores que 45 milhões de euros (cerca de 139 milhões de reais), por duas temporadas. A regra vale para equipes classificadas para competições continentais. O City, de acordo com a emissora britânica BBC, acumulou 635 milhões de reais de prejuízo em 2012, e 194 milhões de reais em 2013.

Na última semana, a Uefa informou que nove clubes, não identificados, sofreriam sanções por terem violado algum ponto do fair play financeiro.

(Com agência Gazeta Press)