Clique e assine a partir de 9,90/mês

PSG e Atlético de Madri iniciam busca por ressurreição continental

Por Da Redação - 14 set 2011, 22h24

Os dois times nunca chegaram a exercer supremacia na Europa – um título da Liga dos Campeões é visto até como sonho inatingível. Mas Paris Saint-Germain e Atlético de Madri já tiveram mais força do que atualmente e iniciam nesta quinta-feira, com a primeira rodada da fase de grupos da Liga Europa, uma corrida para mostrar em campo que as caras contratações que realizaram serão úteis.

Mais ávido pelo retorno do respeito a si, e com mais dinheiro em seus cofres, os franceses entram em campo antes dos espanhóis. Às 14 horas (de Brasília), o Salzburgo, da Áustria, em Paris, pelo grupo F, será o primeiro oponente de uma equipe que ganhou nova forma quando o grupo investidor Qatar Investment Authority (QIA), liderado pelo primeiro-ministro do Catar, o xeque Hamad bin Jassim bin Jaber Al Thani, adquiriu 70% das ações do clube.

‘Serão apenas seis jogos e é fundamental não perder pontos em casa. Conversamos muito sobre isso nos últimos dias e, contando com o apoio de nossa torcida, vamos procurar pressionar desde o início em busca do gol’, disse o camisa 10 do PSG, o meia-atacante brasileiro Nenê, ex-Palmeiras e Santos e ídolo da equipe que agora tem também o zagueiro urugaio Lugano, amado no São Paulo.

Também pelo grupo F, às 14 horas, o Athletic Bilbao vai à Eslováquia enfrentar o Slovan Bratislava. Ao final deste fase, os dois primeiros colocados de cada uma das 12 chaves se juntarão na próxima fase às oito equipes que ficarem em terceiro lugar em seus grupos na Liga dos Campeões.

Continua após a publicidade

A ideia do Atlético de Madri, campeão da Liga Europa em 2010, é chegar à esta etapa mostrando que deve ser temido no continente. Se já não tem mais Forlán e Aguero, vendidos para Inter de Milão e Manchester City, respectivamente, o clube gastou 40 milhões de euros (R$ 91 milhões) para contratar Falcao Garcia, detaque do Porto campeão da última Liga Europa, e ainda trouxe o meia brasileiro Diego, ex-Santos, para se juntar ao zagueiro Miranda na luta pelo bi.Às 16h05, na capital espanhola, contra o Celtic, da Escócia, todas as mudanças serão testadas na estreia do Atlético pelo grupo I da Liga Europa. Na chave também está a Udinese, equipe italiana que também está a caça de maior respeito no continente e atuará em casa nesta quinta-feira contra o Rennes, da França.

Outro emergente que estará em campo é a Lazio, da Itália. O time dos ex-são-paulinos Hernanes e André Dias, que chegou a liderar sua liga nacional na temporada passada, teve uma queda que lhe tirou até uma vaga na Liga dos Campeões, mas se contentou com a classificação na Liga Europa para voltar a se colocar entre os grandes de seu País.

O primeiro desafio para isso será em casa, às 14 horas, contra o Vaslui, da Romênia, pelo grupo D. Na mesma chave, o Sporting Lisboa tenta mostrar em competições continentais que pode voltar a ter equilíbrio nacional com Porto e Benfica e inicia esta missão na Suíça, contra o Zurique.

A primeira rodada da fase na Liga Europa ainda terá o Tottenham, dos brasileiros Gomes e Sandro, na Grécia diante do PAOK, às 14 horas, pelo grupo A. Os ingleses são amplos favoritos em uma chave que conta ainda com o Shamrock Rovers, da Irlanda, e o Rubin Kazan, da Rússia.

Continua após a publicidade

Confira os jogos desta quinta-feira na Liga Europa (todos no horário de Brasília)

Grupo A

14h PAOK-GRE x Tottenham-ING

14h Shamrock Rovers-IRL x Rubin Kazan-RUS

Continua após a publicidade

Grupo B

14h Hannover-ALE x Standard Liège-BEL

14h Copenhague-DIN x Vorskla-UCR

Grupo C

Continua após a publicidade

14h Hapoel Tel-Aviv-ISR x Rapid Bucareste-ROM

14h PSV-HOL x Legia-POL

Grupo D

14h Zurique-SUI x Sporting Lisboa-POR

Continua após a publicidade

14h Lazio-ITA x Vaslui-ROM

Grupo E

14h Dínamo de Kiev-UCR x Stoke City-ING

14h Besiktas-TUR x Maccabi Tel-Aviv-ISR

Continua após a publicidade

Grupo F

14h Slovan Bratislava-ESL x Athletic Bilbao-ESP

14h PSG-FRA x Salzburgo-AUT

Grupo G

Continua após a publicidade

16h05 AZ Alkmaar-HOL x Malmo-SUE

16h05 Áustria Viena-AUT x Metalist-UCR

Grupo H

16h05 Brugge-BEL x Maribor-ESV

Continua após a publicidade

16h05 Birmingham-ING x Sporting Braga-POR

Grupo I

16h05 Udinese-ITA x Rennes-FRA

16h05 Atlético de Madri-ESP x Celtic-ESC

Continua após a publicidade

Grupo J

16h05 Maccabi Haifa-ISR x AEK Larnaca-CHP

16h05 Steaua Bucareste-ROM x Schalke 04-ALE

Grupo K

Continua após a publicidade

16h05 Cracóvia-POL x Odense-DIN

16h05 Fulham-ING x Twente-HOL

Grupo L

16h05 Sturm Graz-AUT x Lokomotiv Moscou-RUS

Continua após a publicidade

16h05 Anderlecht-BEL x AEK-GRE

Publicidade