Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Problemas cardíacos motivaram aposentadoria de Everton Costa

Aos 29 anos, ex-jogador do Vasco e do Santos, está afastado desde abril do ano passado

O agente do ex-jogador Everton Costa, oficialmente aposentado do futebol desde abril do ano passado, anunciou nesta quarta-feira que o meia-atacante foi forçado a abandonar o a profissão por recomendação médica. Ele está afastado desde o dia 16 de abril de 2014, quando atuava pelo Vasco e passou mal em uma partida contra o Resende. O diagnóstico foi miocardite, uma inflamação cardíaca. Segundo o agente Jorge Machado, os primeiros problemas foram diagnosticados quando o atleta de 29 anos ainda atuava pelo Santos, em 2013. A equipe paulista teria, inclusive, omitido outro problema de saúde de Everton Costa.

“Infelizmente, foi detectada doença de Chagas na época em que ele estava no Santos e (a informação) não foi repassada para as pessoas”, declarou Machado, que disse ainda que a informação foi retida pelo corpo técnico do Santos. “Depois, quando ocorreu esse problema no Vasco, o corpo médico do Santos comunicou o Vasco que tinha detectado a doença. Infelizmente ele não tem mais condição de continuar jogando”, revelou o agente em entrevista ao Sportv.

Everton Costa, do Vasco, é colocado em ambulância em São Januário Everton Costa, do Vasco, é colocado em ambulância em São Januário

Everton Costa, do Vasco, é colocado em ambulância em São Januário (/)

Após o primeiro problema de arritmia cardíaca, Everton estava otimista e garantiu que voltaria a atuar profissionalmente. Mas, após dez meses, os médicos o aconselharam a parar. “O que ele tinha de mais prazeroso na vida era jogador futebol. Agora estamos tratando juridicamente de todo o caso. O Coritiba sempre nos deu apoio, mas o Everton sempre dependeu muito da questão financeira. Quando conseguiu alcançar uma situação mais confortável, aconteceu o problema”, lamentou Jorge Machado. A partir de agora, Everton vai trabalhar no escritório de seu agente.

Revelado no Galo Maringá, Everton Costa passou por grandes clubes, como Grêmio, Inter, Coritiba, Santos e Vasco. Viveu seus melhores momentos no Coritiba, onde conquistou dois Estaduais, em 2012 e 2013.

(Com Estadão Conteúdo)