Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Principal liga de beisebol dos EUA terá brasileiro pela 1ª vez

Redação Central, 17 mai (EFE).- Mesmo sem ter a fama de jogadores de futebol, vôlei, basquete ou de atletas de outras modalidades mais praticadas no Brasil, Yan Gomes entrou para a história do esporte nacional ao se tornar o primeiro brasileiro a integrar uma equipe da Major League Baseball (MLB), principal liga profissional de beisebol dos Estados Unidos.

Yan, de 24 anos e que atua como catcher (receptor), foi promovido nesta quinta-feira pelo Toronto Blue Jays e deverá estrear ainda hoje, quando a equipe enfrentará o tradicional New York Yankees.

O brasileiro atuava como titular pelo Las Vegas 51s, filial dos Blue Jays na Pacific Coast League, uma das principais divisões inferiores do beisebol americano. Ele tinha aproveitamento de 35,9% no bastão, com cinco home runs e 22 corridas impulsionadas em 33 partidas. A vaga no time principal surgiu com o rebaixamento do primeira base Adam Lind – que foi contratado por US$ 18 milhões em 2009 e vinha tendo atuações decepcionantes – justamente ao 51s.

Além de atuar como receptor, o polivalente Yan também pode jogar nas primeira e na terceira bases, o que foi visto de forma muito positiva pelo gerente dos Blue Jays, John Farrell.

Nascido em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, Yan se mudou com a família para os Estados Unidos aos 12 anos. Ele defendeu a equipe de sua escola secundarista em Miami, e depois a da Universidade do Tennessee e a da Universidade Barry.

Em 2008, o brasileiro foi draftado pelo lendário time Boston Red Sox, da MLB, na 39ª rodada, mas não assinou contrato e voltou ao beisebol universitário. No ano seguinte, voltou a ser selecionado no draft, desta vez na 10ª rodada e pelo Toronto Blue Jays, que o cedeu a times de ligas menores antes de promovê-lo neste ano. EFE