Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Presidente do Santos promete ensinar Fucile a usar redes sociais

O lateral direito Fucile até conseguiu agradar a alguns torcedores do Santos com a provocação ao Corinthians publicada em sua página no ‘Facebook’, mas não ao presidente do seu clube. Nesta segunda-feira, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro prometeu tomar uma atitude para amenizar a polêmica e advertir o jogador.

Gobbi cita ‘liberdade de expressão’

Fucile nega ser responsável Confira a receita de ‘gamba’

‘Tomei conhecimento ontem do que aconteceu. Hoje, haverá uma reunião com o departamento de futebol profissional, e o Fucile provavelmente será alertado e ensinado a lidar um pouquinho com essas ferramentas da internet’, avisou o mandatário, tentando não alimentar a confusão. ‘Não vamos solenizar um arroubo eletrônico. Só conversaremos. O gerente de futebol falará com o atleta. Não eu, pois não cabe a mim.’

Na brincadeira alardeada através do ‘Facebook ‘de Fucile, foi ensinado a cozinhar ‘gambas’ desta forma: ’11 gambas, três dentes de alho, três ramos de salsa, limão, sal, azeite, uma pitada de Neymar, duas colheradas de Fucile e uma dose de mar branco’. ‘Gamba’ significa ‘camarão’ em espanhol, e ‘gambá’ é o apelido pejorativo dado pelos rivais ao torcedor corintiano.

Famoso por provocações ao Benfica quando defendia o Porto em Portugal, Fucile justificou que as atualizações em seu Facebook eram feitas por ‘administradores’ – já cerceados desse direito, segundo ele. Fotografias pessoais do uruguaio também foram deletadas da página.A desculpa de Fucile não convenceu Luis Álvaro. ‘Vejo o que ocorreu com preocupação. As mídias sociais têm uma repercussão que seus usuários não imaginam. Aquilo que seria uma piadinha de bom ou mau gosto, feita em torno de uma cerveja gelada, pode alcançar repercussões impensáveis ali. Tenho muito cuidado em relação a isso e recomendo aos nossos jogadores, inclusive por meio de um manual, evitarem publicar qualquer coisa opinativa que possa representar ofensa ao adversário. O Corinthians é adversário, e não inimigo’, ensinou.

O presidente ainda lembrou que a confusão com Fucile não é a primeira incitada por um santista na internet. Em 2010, o atacante Neymar se irritou com um pênalti marcado contra o Santos em derrota para o Vitória, no Barradão, e escreveu em seu Twitter: ‘Juiz ladrão vai sair de camburão’. O árbitro Sandro Meira Ricci processou o astro pela crítica.

‘Coitado do Neymar, que foi punido com um processo e uma multa pesada por ter feito um comentário que qualquer torcedor faria na saída do estádio quando julga que seu time foi lesado. Infelizmente, isso ocorreu no Twitter’, recordou. ‘Os que estão há mais tempo no Santos não repetem esse erro. O Fucile está há pouco tempo’, acrescentou.

Luis Álvaro ainda garantiu que não teme uma motivação ainda maior por parte do Corinthians para os clássicos das semifinais da Copa Libertadores da América depois da ‘receita de gamba’ de Fucile. ‘Dentro de mais 24 horas, esse assunto será sepultado. As declarações do Santos são no sentido de valorizar o elenco do Corinthians, que é maravilhoso e tem a melhor defesa do Brasil. Será uma pedreira para nós’, enalteceu, apesar de reconhecer que seu time se animou a golear o Bolívar por 8 a 0 como vingança pelos maus tratos fora de casa.

De qualquer forma, o motivador da polêmica dificilmente enfrentará o Corinthians. Fucile ainda se recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo e deverá ser desfalque do Santos na primeira partida das semifinais. Suas chances de disputar a segunda são maiores.