Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Presidente do Bayern critica jogador por excesso de propagandas

Rummenigge considera que o zagueiro Jérôme Boateng deve "manter os pés no chão" e frequentar menos eventos fora do futebol

Estar em segundo já é motivo para crise no Bayern de Munique. A equipe mais tradicional da Alemanha vem de duas derrotas seguidas – para o Borussia Dortmund, no Campeonato Alemão, e para o russo Rostov, na Liga dos Campeões – e está na vice-liderança da Bundesliga e de seu grupo na liga europeia. O presidente do Bayern, o ex-jogador Karl-Heinz Rummenigge, admitiu irritação com a situação e cobrou especificamente um jogador: o zagueiro Jérôme Boateng.

Jerome Boateng do Bayern Munique comemora o gol contra o Porto pelas quartas de final da Champions League Jerome Boateng vive mau momento no Bayern

Jerome Boateng vive mau momento no Bayern (Matthias Schrader/AP)

Rummenigge considera que o zagueiro, campeão mundial no Brasil em 2014, tem exagerado no número de eventos extra-campo e pediu que Boateng foque mais no futebol, depois de uma atuação ruim na quarta-feira.

“Jerome precisa se acalmar, de novo. Desde o início da temporada, tem sido demais para mim. Seria bom, no interesse dele e do clube, que ele mantenha os pés no chão”, declarou o dirigente em entrevista à TV alemã.

A fala foi vista na Alemanha como uma crítica velada ao fato de Boateng ter aparecido em várias campanhas de publicidade nos últimos meses, depois das grandes atuações na Eurocopa, competição que consagrou o jogador como um dos melhores zagueiros do mundo.

Visto como um modelo de integração de filho de imigrantes, o atleta de raízes ganesas lançou a própria marca de óculos, iniciou uma colaboração com o rapper americano Jay Z e costuma publicar fotos nas redes sociais ao lado de astros de Hollywood, como Bill Murray (foto abaixo).

Dentro das quatro linhas, porém, Boateng não está em seu melhor nível. Contra o Rostov, na Rússia, ele viveu um verdadeiro pesadelo: falhou no primeiro gol adversário, cometeu o pênalti que resultou no segundo e ainda saiu lesionado, com dores na coxa.

Em entrevista ao jornal Bild, o zagueiro reconheceu que as críticas sobre seu desempenho esportivo foram justas, mas rejeitou a ideia de que as atuações sejam causadas por falta de foco na profissão.  “Isso não tem nada a ver com supostos eventos de relações públicas ou noites de gala. Quem me conhece sabe que sempre faço de tudo para estar em forma”, rebateu.

O líder do Campeonato Alemão é o surpreendente RB Leipzig. Na Liga dos Campeões, o Bayern já está classificado às oitavas de final, mas não tem mais chances de ultrapassar o Atlético de Madri, o líder do Grupo D.

(com agência AFP)