Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Presidente do Barcelona diz que Neymar ‘ganha menos do que merece’

Diante de assédio de rivais, clube catalão decidiu antecipar as negociações para a renovação do atacante. Segundo site, Neymar já recebe R$ 42 mi por ano

Neymar já vem se aproximado de Lionel Messi no quesito esportivo – dividiu com o argentino a artilharia da Liga dos Campeões e é o atual goleador do Campeonato Espanhol – e agora pode alcançar também um patamar financeiro semelhante ao do amigo e companheiro de ataque. Nesta sexta-feira, o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, afirmou que o atacante brasileiro é o futuro da equipe e precisa ser ainda mais bem remunerado.

“Nós que procuramos o Neymar para falar de sua renovação. Não esperamos que ele a colocasse sobre a mesa. Pensamos que era necessário nos adiantarmos, porque ele ganha menos do que merece. A evolução do jogador pede isso”, disse o mandatário do clube, em entrevista ao jornal espanhol Mundo Deportivo. Em outubro, o site espanhol SportYou revelou que Neymar já recebe o segundo maior salário do Barcelona, atrás somente de Messi: 10 milhões de euros por ano limpos (cerca de 42 milhões de reais, contra 21,2 milhões de euros (89 milhões de reais) do argentino.

Leia também:

Confira as 10 fotos mais curtidas dos jogadores no Instagram em 2015

‘Messi, Neymar e Suárez formam o melhor ataque da história’, diz técnico do Barça

Colegas de Barça elogiam Neymar e Piqué alfineta Brasil e Santos

O atual contrato de Neymar, válido até 2018, tem uma cláusula de rescisão de 200 milhões de euros (cerca de 840 milhões de reais), mas isso não parece assustar outros gigantes europeus. Recentemente, o Manchester United demonstrou interesse em pagar a multa, o que teria assustado a diretoria do Barcelona. O clube espanhol, então, antecipou as negociações e pretende renovar com Neymar até 2019. [

Bartomeu fez questão de exaltar o brasileiro e colocá-lo entre os grandes craques que já pisaram no Camp Nou. “Cruyff, como jogador, fez o Barça ser grande a nível nacional; depois, como técnico, o transformou em referência na Europa. Ronaldinho nos deu o mundo, com Messi o time já é o número 1 do planeta e Neymar é o futuro”, derreteu-se o presidente, que assumiu o cargo após a renúncia de Sandro Rosell, justamente por causa do escândalo da contratação de Neymar.

Neymar pode conquistar mais um título pelo Barcelona neste domingo. Se recuperando de uma lesão na coxa esquerda, ele treinou nesta sexta-feira e deve enfrentar o River Plate, domingo, às 8h30 (de Brasília), na final do Mundial de Clubes, em Yokohama, no Japão.

Neymar e o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu Neymar e o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu

Neymar e o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu (/)

(da redação)