Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Prefeito de Barcelona nos Jogos de 92, conclama Rio a ‘se transformar’

Rio de Janeiro, 26 jun (EFE).- O ex-prefeito de Barcelona Pasqual Maragall trouxe ao Rio de Janeiro sua experiência na organização dos Jogos Olímpicos de 1992 e conclamou a cidade brasileira a ‘se transformar’, durante o seminário ‘Conexão Rio-Barcelona’, organizado pela Prefeitura da capital fluminense.

‘Os Jogos multiplicam as possibilidade de uma cidade e unificam todo o povo em um projeto comum. É um motor para a cidade’, disse.

Prefeito da cidade catalão entre 1982 e 1997, o político desejou que os Jogos Olímpicos deste ano sejam ‘melhores’ que os de Barcelona.

Já o prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que a cidade espanhola é ‘um elemento permanente de inspiração’ para o Rio, pelo modelo de obras públicas realizadas e pelo legado deixado. Paes lembrou que Barcelona se transformou em uma ‘capital cultural’ após os Jogos, e em um importante destino turístico e pólo tecnológico.

O Rio, seguindo o modelo da sede dos Jogos de 1992, aproveitando a competição poliesportiva para empreender um ambicioso projeto de reforma na degradada zona portuária, lembrou o prefeito carioca.

O seminário, que acontece hoje e amanhã, é o segundo organizado pelo Governo municipal do Rio, para trocar experiências. Nos encontros está previsto abordar questões relacionadas com a organização dos Jogos, como obras de transportes, infraestrutura, comunicações, turismo, recuperação ambiental e gestão do legado olímpico. EFE