Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Power vence, Helinho é 3.º e Rubinho fecha prova em 8.º

Por AE

Birmingham, Estados Unidos – Vencedor na prova de abertura da Fórmula Indy de 2012, Hélio Castroneves ficou em terceiro lugar na etapa do Alabama do Mundial da categoria, neste domingo, em Birmingham, nos Estados Unidos. O piloto da Penske, que havia largado na pole, desta vez viu o australiano Will Power, seu companheiro de equipe, ficar com a vitória depois de ter saído apenas da nona posição do grid.

A segunda colocação foi obtida pelo neozelandês Scott Dixon, da Chip Ganassi, que repetiu o posto conquistado na primeira corrida do ano, em St. Petersburg. Já Helinho, embora tenha fechado a corrida na terceira posição após sair na pole, tem como consolo o fato de que o resultado o fez seguir na liderança do campeonato.

O brasileiro Rubens Barrichello, que realiza a sua temporada de estreia na Indy, depois de 19 temporadas seguidas na Fórmula 1, realizou uma boa corrida de recuperação neste domingo e terminou a prova no oitavo lugar. Ainda se adaptando ao carro da KV e à própria categoria, ele largou apenas em 14.º, mas reagiu e beliscou a oitava posição com uma ultrapassagem sobre Marco Andretti quando faltavam quatro voltas para o fim da corrida.

Na prova de abertura da temporada, Rubinho foi apenas o 17.º colocado em St. Petersburg, depois de largar em 13.º. Já Tony Kanaan, outro brasileiro neste campeonato da Indy, ficou apenas em 21.º neste domingo, depois de enfrentar problemas mecânicos com o seu carro da KV quando ocupava a quinta posição.

Rubinho conseguiu dar um bom salto de posições na corrida deste domingo a partir da volta 74 da prova, quando aproveitou uma relargada após bandeira amarela para subir da 12.ª para a nona colocação, antes de dar o bote em Andretti na reta final da corrida.

O escocês Dario Franchitti, atual campeão da Fórmula Indy, voltou a amargar uma prova decepcionante ao terminar em 10.º lugar. Anteriormente, ele abriu a temporada ficando apenas na 13.ª posição na etapa de St. Petersburg. Já Power, um especialista em circuitos mistos, acabou triunfando no Alabama após sua equipe apostar em uma estratégia que se mostrou vencedora no final.

A próxima prova da Indy, a terceira desta temporada, será disputada no próximo dia 15, no circuito de rua de Long Beach.

Confira a classificação da etapa do Alabama:

1) Will Power (AUS/Penske)

2) Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi)

3) Hélio Castroneves (BRA/Penske)

4) Graham Rahal (EUA/Chip Ganassi)

5) Simon Pagenaud (FRA/Schmidt/Hamilton)

6) James Hinchcliffe (CAN/Andretti)

7) Mike Conway (ING/A.J. Foyt)

8) Rubens Barrichello (BRA/KV)

9) Sebastien Bourdais (FRA/Lotus Dragon)

10) Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi)

11) Marco Andretti (EUA/Andretti)

12) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti)

13) Oriol Servia (ESP/Lotus Dreyer & Reinbold)

14) Ryan Briscoe (AUS/Penske)

15) JR Hildebrand (EUA/Panther)

16) James Jakes(ING/Dale Coyne)

17) Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman)

18) Ernesto Viso (VEN/KV)

19) Justin Wilson (ING/Dale Coyne)

20) Simona de Silvestro (SUI/HVM Racing)

21) Tony Kanaan (BRA/KV)

22) Ed Carpenter (EUA/Carpenter)

23) Katherine Legge (EUA/Lotus Dragon)

24) Takuma Sato (JAP/Rahal)

25) Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi)

26) Alex Tagliani (CAN/BHA)