Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Power supera Castroneves e lidera primeiro treino livre em Motegi

A etapa japonesa da Fórmula Indy iniciou os treinos livres na madrugada desta sexta-feira no circuito de Motegi. O australiano Will Power, segundo colocado no campeonato até aqui, conseguiu a volta mais rápida na movimentação da manhã, superando o brasileiro Helio Castroneves por apenas 0s122 de diferença.

A F-Indy não repetiu a polêmica criada pela MotoGP, que relutou em aceitar ir para o Japão por conta de uma possível radiação existente nas proximidades do circuito, em decorrência dos desastres provocados pelo tsunami ocorrido ainda em março na região nordeste do país – a principal categoria das motocicletas desembarca em Tóquio no dia 29 de setembro, para a prova em 2 de outubro.

Tradicionalmente disputada em uma pista oval, desta vez a prova de Motegi foi desenhada em um traçado misto. O motivo foi a destruição da antiga pista com os terremotos que o país sofreu em março (que provocaram os tsunamis e a destruição em regiões próximas do circuito).

Na pista, Helinho conseguiu o melhor tempo nos minutos finais, o mantendo por alguns instantes. Quando parecia que o brasileiro iria ficar com o melhor tempo, Power acelerou e fez uma volta ainda melhor que a do seu companheiro de equipe na Penske, com 1min39s474. James Hinchcliffe, da Newman/Haas, ficou em terceiro, seguido de Ryan Briscoe (Penske) e Marco Andretti (Andretti).

Os pilotos, no entanto, não se mostraram tão acostumados com a nova disposição do traçado japonês: a categoria local de monopostos, a Fórmula Nippon, mostrou o pole position andando na casa de 1min35s. Na movimentação desta manhã (horário do Japão), os tempos ficaram entre 1min39s e 1min41s, ainda distantes das marcas dos pilotos japoneses.

Se o desempenho em velocidade não foi o ideal, o Brasil pôde comemorar a presença de mais um piloto no grid, e de forma surpreendente. João Paulo de Oliveira disputou seu primeiro treino livre com a Conquest, e foi o segundo melhor piloto brasileiro no treino, ficando na oitava colocação.

Tony Kanaan, quinto colocado no campeonato, levou sua KV apenas à 14posição na movimentação. Vitor Meira, da AJ Foyt, ficou três posições abaixo, e Bia Figueiredo terminou o treino na 26e última posição.

O segundo treino livre da F-Indy em Motegi está marcado ainda para esta sexta-feira, às 21h (de Brasília). O treino classificatório será na madrugada de sexta para sábado, às 3h. A corrida, por sua vez, será a 1h de domingo.